Ipec na Paraíba, votos válidos: João tem 53% no 2º turno, e Pedro Cunha Lima, 47%

O Ipec divulgou neste sábado (29) sua última pesquisa antes do segundo turno. A sondagem aponta que o candidato a reeleição pelo PSB, João Azevêdo, tem 53% dos votos válidos e que o candidato do PSDB, Pedro Cunha Lima, 47%. Os eleitores vão às urnas neste domingo (30).

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Confira:

Nos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, o resultado da pesquisa divulgada neste sábado é este:

  • João Azevêdo (PSB): 49% (tinha 47% no levantamento anterior do instituto, de 20 de outubro)
  • Pedro Cunha Lima (PSDB): 44% (tinha 42% no levantamento anterior do instituto, de 20 de outubro)
  • Brancos e nulos: 4% (eram 7% no levantamento anterior do instituto, de 20 de outubro)
  • Não sabem ou não responderam: 3% (eram 4% no levantamento anterior do instituto, de 20 de outubro)

Sobre a pesquisa – O levantamento ouviu 800 pessoas entre os dias 27 e 29 de outubro em 37 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Globo e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo PB-03836/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03443/2022.

 

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.