colegio mesquita

João Azevêdo participa de solenidade do Prêmio do Esporte Paraibano e destaca os investimentos no setor

João Azevêdo participa de solenidade do Prêmio do Esporte Paraibano e destaca os investimentos no setor

Paraíba
Joaquim
22 de dezembro de 2022
3

Ogovernador João Azevêdo participou, na noite dessa quarta-feira (21), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, da cerimônia de entrega do Prêmio do Esporte Paraibano, ocasião em que foram homenageadas mais de 200 pessoas, entre atletas, paratletas, técnicos e outras personalidades que contribuem com a prática esportiva no Estado. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o evento não ocorria desde 2019 por conta das medidas necessárias de distanciamento social para conter a disseminação do coronavírus.

Em sua fala, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância dos investimentos que o Governo tem feito no esporte paraibano. “Este evento se reveste de muita importância porque, além de mexer com a emoção, eu vi no olhar de cada mãe, de cada pai que corria aqui para tirar uma foto do seu filho, da sua filha, como é importante esse investimento que se faz no esporte. Todo mundo fala que o esporte forma cidadãos, cidadãs, mas vai muito além disso”, afirmou, externando emoção pelo exemplo de superação dos paratletas em particular.

“O Governo do Estado tem procurado, ao longo desses últimos quatro anos, primeiro dar um suporte aos atletas, aqueles que levam o nome da Paraíba, divulgam o nome da Paraíba, através de diversos programas que nós temos de apoio, não só na participação dos jogos, mas como bolsas”, continuou João Azevêdo, destacando que o Programa Bolsa Esporte passou a atender 500 atletas — eram cerca de 220 —, com investimentos que chegam a R$ 5 milhões.

A premiação do esporte paraibano foi prestigiada por diversas celebridades do esporte, a exemplo do atleta paralímpico mais rápido do mundo, Petrúcio Ferreira, e o atleta de vôlei de praia Álvaro Filho, além de Silvana Fernandes, líder do ranking mundial no parataekuondo. Entre as modalidades contempladas na cerimônia de premiação, estão bocha, atletismo, natação, judô, futebol de cegos, ciclismo, vôlei de praia masculino e badminton.

O secretário da Sejel, Zezinho Botafogo, observou que o evento coroa a série de investimentos do Governo do Estado no esporte paraibano. “Com muita responsabilidade, com muito cuidado, nós retomamos o esporte nas 14 regiões da Paraíba. Foi um ano muito bom, em que podemos comemorar resultados importantes em competições nacionais com números marcantes. Nos jogos escolares, somos o 5° do País e no Nordeste conseguimos a primeira colocação. O Governo do Estado investe em todas as regiões, em ginásios, com o Programa Bom de Bola, com investimentos em estádios: Perpetão, Amigão, Almeidão”, disse, citando a recuperação do Ronaldão, que terá investimentos da ordem de R$ 12 milhões.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, evidenciou a importância da parceria com o Governo do Estado também na área esportiva. “João Azevêdo representa um Governo que é difícil dizer um não quando os projetos são bons. Muito bom poder contar com um governador amigo, que tem sensibilidade em todas as áreas, inclusive no esporte”, comentou, traçando um paralelo com o modelo de gestão do prefeito Cícero Lucena.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo secretário executivo da Sejel, Harley Vilarim, pela secretária de Estado da Juventude, Madu Ayá, pelo deputado estadual João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e pelo secretário de Esportes de João Pessoa, entre outras autoridades, a exemplo de parlamentares da Câmara Municipal da Capital.

Superação — Com o Teatro Paulo Pontes lotado, exemplos de superação através do esporte não faltaram, histórias de realização que contemplam atletas e paratletas.

Petrúcio Ferreira, o atleta paralímpico mais rápido do mundo, fez questão de reconhecer a importância das políticas públicas voltadas para o esporte. “Essa homenagem é motivo de muita alegria para nós atletas, de reconhecimento do Governo da Paraíba, ver o incentivo que o Governo vem dando em várias modalidades do esporte. Eu me tornei o atleta que sou hoje e sei o quanto é difícil essa caminhada, por isso o apoio que estamos tendo é muito importante”, acrescentou.

Primeiro lugar no ranking mundial do parataekuondo — categoria até 57 kg, na classe K 44 —, Silvana Fernandes também agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Aproveitar esse momento para parabenizar o governador do Estado, toda sua equipe, por todo o empenho junto a nós, por toda a estrutura — questão financeira, passagens”, comentou.

Álvaro Filho, atleta do vôlei de praia masculino, externou a felicidade por ter sido um dos premiados. “O vôlei de praia é um esporte muito forte aqui na Paraíba, um esporte de tradição, que tem mais de 30 anos, com alto rendimento aqui na Paraíba. Então, fico muito feliz de estar sendo premiado ao lado de feras internacionais. Fico muito feliz com esse prêmio”, comentou.

Laissa Polyana Silva, a Laissa Guerreira, descobriu a atrofia muscular espinhal (AME) aos oito anos de idade. A doença degenerativa não a impediu de obter uma série de conquistas no esporte, com a prática da bocha na categoria BC 4. “Fui campeã brasileira da Copa de Jovens, do Campeonato Brasileiro de Jovens, bicampeã das Paralimpíadas Escolares e Campeã da Paraíba”, concluiu a pré-convocada para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que ocorrerá em junho do próximo ano, na capital da Colômbia, Bogotá. Mais uma conquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.