Pular para o conteúdo
João de Deus tem pena reduzida para 214 anos

João de Deus tem pena reduzida para 214 anos

Ao todo, ele já foi denunciado 15 vezes pelo Ministério Público por crimes sexuais. Conforme o órgão, três processos já possuem sentença, ou seja, João Teixeira já foi punido pelos fatos cometidos contra 10 mulheres. Em juízo, restam 12 denúncias, as quais envolvem 56 mulheres, que ainda aguardam o julgamento. Veja cada uma: Quinze denúncias por crimes sexuais envolvendo mulheres de vários estados; Uma por falsidade ideológica; Uma por corrupção de testemunha e coação; Uma por posse ilegal de armas de fogo e munição em Abadiânia; Uma por apreensão de documentos, armas de fogo e munição, em Anápolis. Condenações As denúncias contra João de Deus começaram a vir à tona em dezembro de 2018. Ele já foi condenado por: por posse ilegal de arma de fogo, pena de 4 anos em regime semiaberto, novembro de 2019; por crimes sexuais cometidos contra quatro mulheres, condenado a 19 anos em regime fechado, em dezembro de 2019; por crimes sexuais cometidos contra cinco mulheres, sentenciado a 40 anos em regime fechado, em janeiro de 2020; por violação sexual mediante fraude, a dois anos e meio de reclusão, que podem ser cumpridos em regime aberto, em maio de 2021.

A Justiça de Goiás reduziu para 214 anos, um mês e 20 dias a pena do líder religioso João de Deus, condenado por crimes sexuais. A decisão ocorreu após o julgamento de recursos apresentados pela defesa.

Inicialmente, as condenações somavam quase 500 anos de prisão. Segundo o Tribunal de Justiça de Goiás, a redução ocorreu após revisões de sentenças, alterações na dosimetria das penas e extinção de alguns processos por questões legais.

João de Deus responde a 18 ações penais, a maioria por crimes como estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude. Atualmente, ele cumpre pena em prisão domiciliar.

O Ministério Público de Goiás informou que ainda recorre de parte das decisões. Alguns processos também seguem em análise no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

Portal Paraíba


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.