João Dória desiste da pré-candidatura à Presidência e deve deixar a vida pública ao final do mandato

Após movimentações de parte do PSDB e da renúncia de Eduardo Leite ao governo do Rio Grande do Sul, numa clara sinalização de intenção de se candidatar à presidência da República pelo PSDB, o governador de São Paulo, João Doria, desistiu de sua pré-candidatura. A informação foi repassada na madrugada para seus auxiliares e para o vice-governador, Rodrigo Garcia, também do PSDB. A publicação foi feita, a princípio, no site Poder 360.

A decisão de Doria não estaria condicionada apenas à pré-candidatura, segundo o Poder 360, o político também não vai tentar a reeleição ao governo do Estado de São Paulo e a decisão, até o momento, é de deixar a vida pública ao final do seu mandato, em dezembro.

Não teria havido planejamento para a desistência e a equipe teria sido pega de surpresa.

Nas prévias do PSDB, em novembro do ano passado, Doria conquistou o direito de concorrer à presidência após derrotar Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Apesar disso, a movimentação de Leite, apoiado por Aécio Neves, continuou e desde então o governador de São Paulo também não decolou nas intenções de voto. Leite chegou a avaliar concorrer ao Palácio do Planalto pelo PSD, mas não chegou a se filiar ao partido, mesmo assim renunciou ao cargo de governador, restando apenas a disputa pela presidência, pelo PSDB.

Com o anúncio de Doria, Leite pode ser favorecido. Doria teria em sua agenda nesta quinta-feira (31) a desincompatibilização do cargo para ser candidato a presidente e também receberia uma série de prefeitos tucanos na sede do governo paulista. Parte da agenda foi cancelada e mantida apenas a ida à B3, Bolsa de Valores de São Paulo. No horário que estava previsto o encontro com os prefeitos, Doria fará um pronunciamento.

 

Uol

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.