João garante ampliação de serviços de saúde para as Forças de Segurança

João garante ampliação de serviços de saúde para as Forças de Segurança

Policial
Joaquim
21 de novembro de 2023
29

O governador João Azevêdo esteve, nesta segunda-feira (20), na sede do Comando Geral da Polícia Militar, em Cabedelo, ocasião em que participou da abertura das ações alusivas ao Novembro Azul da instituição. Com o tema “Dia de Cuidar de quem Cuida – Cuidado de Novembro a Novembro”, a ação, em parceria com o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), irá oferecer consultas, exames voltados para a saúde do homem, além de palestras e apresentação cultural.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também assinou a resolução que cria a Política Institucional de Saúde e Qualidade de Vida (Pró-Vida) da Polícia Militar com o objetivo de estimular a integração, colaboração e articulação das ações em saúde e segurança do trabalho dos policiais paraibanos.


Ainda na solenidade foi apresentado o Sig Saúde, um software que fará o gerenciamento dos prontuários médicos, odontológicos e de reabilitação dos policiais militares. O mecanismo também irá facilitar o acompanhamento dos servidores que se afastarem das atividades profissionais em decorrência de problemas de saúde, melhorando a gestão operacional na corporação.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo destacou a importância do cuidado com a saúde e a prevenção para garantir o diagnóstico precoce de doenças e início de tratamentos. “Nós estamos disponibilizando mais de 500 exames, palestras sobre a saúde do homem para que possamos vencer preconceitos e cuidar da nossa saúde. Em dezembro, vamos iniciar as obras da Policlínica que será exclusiva para o atendimento das forças de Segurança e de seus familiares, com mais de 50 especialidades, garantindo um atendimento qualificado, que demonstra o nosso compromisso com a segurança pública”, frisou.

O secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes,  evidenciou as ações do governo para assegurar as condições necessárias para o atendimento em saúde das Forças de Segurança. “O mês de novembro marca a luta contra o câncer de próstata e damos a oportunidade para que durante todo o ano tenhamos essa condição de cuidar dos nossos recursos humanos e vamos intensificar essa ação com a policlínica que em breve estará prestando atendimento aos nossos servidores”, declarou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, destacou que a programação tem o objetivo de conscientizar a tropa sobre a necessidade de manter os cuidados com a saúde em dia. “Essa é uma ação que estamos desenvolvendo com a Secretaria de Saúde. Além de fazer o policiamento ostensivo e preventivo, temos o cuidado de cuidar das pessoas que protegem a sociedade. O evento se estende por toda semana e estaremos levando também para outras regiões do estado”, comentou.
A programação do Novembro Azul da Polícia Militar está disponibilizando 60 consultas urológicas, 100 ultrassons, 100 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, 100 PSA, além de exames de glicemia e verificação de pressão arterial.

 

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; pelos deputados estaduais Felipe Leitão e João Gonçalves; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; e por auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Arimatheus Reis (diretor superintendente da Fundação PB Saúde) e Roseane Machado (diretora geral do CEDC).

O Novembro Azul é uma campanha globalmente reconhecida que desempenha um papel crucial na conscientização sobre o câncer de próstata, uma doença que afeta milhões de homens em todo o mundo. Essa iniciativa visa quebrar tabus e incentivar os homens a cuidar da sua saúde, promovendo a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de próstata.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.