João Pessoa é a segunda capital do Nordeste que mais consumiu bebida alcoólica no Brasil em 2021. O levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde em todas as capitais. A Capital paraibana teve 19,83% moradores que consumiram quatro doses de bebida alcoólica em 30 dias.
No Brasil, Belo Horizonte é a Capital que lidera o ranking, com 25,20% dos moradores consumindo quatro doses de bebida alcoólica em 30 dias. No Nordeste a liderança ficou com Salvador com 22,53%. (veja o ranking completo abaixo).
Já a capital que menos ingere bebidas alcoólicas é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Apenas 12,8% dos adultos da cidade consumiram mais doses deste tipo de bebida.
A pesquisa da Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças Crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) leva em conta a porcentagem de adultos com 18 anos ou mais que admitiram terem tomado mais de quatro doses de qualquer bebida alcoólica nos 30 dias antes da entrevista. A pesquisa foi feita por meio de ligações para telefones fixos das 26 capitais e do Distrito Federal. Foram realizadas 27.093 entrevistas.
Outro ponto importante que a pesquisa identificou foi o crescimento do consumo conforme o aumento dos anos de estudo. Entre quem estudou mais de 12 anos o índice é de 22,5%, contra 19,4% de quem estudou de 9 a 11 anos e 11,7% de quem tem de 0 a 8 anos de estudos.
A pesquisa levou em consideração os moradores das capitais brasileiras que consumiram quatro ou mais doses de bebidas alcóolicas, no caso das mulheres e cinco ou mais doses no caso dos homens.
Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.