Jovem natural de Piancó concorre a prêmio em maior festival de inovação do mundo

Jovem natural de Piancó concorre a prêmio em maior festival de inovação do mundo

Sem categoria
Joaquim
3 de março de 2023
76

O jovem Gilliard Araújo, de 27 anos, está na lista de finalistas do SXSW Innovation Awards, maior prêmio de inovação do mundo. Ele é o criador do metaverso Moonvalley, mundo virtual que tem parceria com a Microsoftm e concorre à premiação na categoria “Jogos Convergentes”.

Em entrevista à revista Época Negócios, o desenvolvedor paraibano afirmou que começou a desenvolver a startup cerca de um ano antes de o Facebook mudar o nome para Meta.  Hoje é muito atual, mas antes as pessoas não sabiam o que era”, conta.

Filho de pais itaporanguenses, Gilliard é natural da cidade de Piancó, Sertão paraibano, mas foi criado em Orindiúva, São Paulo.

O jovem contou que desde muito novo era escolhido entre os melhores da escola e da cidade e ganhava prêmios em olimpíadas de física e matemática. Egresso do Ensino Técnico e entusiasta da educação à distância, chegou a fazer faculdade de Engenharia Civil, mas trancou o curso. Depois, lançou-se no universo da tecnologia, estudando Gestão de TI e Programação de Jogos Digitais. Atualmente, faz pós em Produção 3D. “Desde novo eu gostava dessa parte de jogos. Eu não só jogo, mas penso como aquilo foi feito, o lado lógico.”

Começou a vida profissional em 2016, como freelancer de design gráfico e motion. Durante um período, sem trabalho em vista, chegou a desistir da tecnologia e trabalhou como almoxarife e ajudante de cozinha numa usina da cidade. Até que um convite fora de série o levou de volta para a área.

Avatar de Gilliard no metaverso Moonvalley

Por meio de uma amiga em comum, conheceu seu sócio e cofundador da HeadOffice.space, Marco Carvalho, também brasileiro, que hoje vive em Las Vegas – cidade sede da empresa. “A ideia era ele vir trabalhar como freelancer. Mas, quando vi o seu talento, eu o convidei para ser cofundador da companhia”, conta Carvalho.

A HeadOffice.space nascia, em fevereiro de 2021, com o desafio de construir um metaverso do zero. “A gente começou eu, Marco e um computador”, conta Gilliard. Após cerca de quatro meses, eles tinham um primeiro protótipo, a versão 0.1 do Moonvalley, e a cada mês desenvolviam novas funções e espaços. “Depois de cerca de seis meses, o projeto começou a ter uma forma. A gente conseguia convidar o pessoal para vir conhecer o espaço.” No final de 2022, o protótipo foi endossado por um grupo seleto de empresas: Microsoft, LinkedIn e dentsu (agência de publicidade japonesa).

“Não tem um limite para a imaginação. Você imaginou, consegue descrever? É só fazer acontecer”, diz o desenvolvedor sobre o mundo virtual. “Por exemplo, hoje a Moonvalley é situada na Lua.”

A ida de Gilliard ao SXSW, que acontecerá em Austin, no Texas (EUA), depende apenas do visto americano – nesta semana, ele pega seu segundo voo da vida, rumo ao Rio, onde tem entrevista no consulado dos EUA. Depois do festival — quem sabe nas próximas férias, e com prêmio no currículo –, Gilliard sonha em conhecer o Japão (“Sou muito fã de anime”) e o Canadá.

 

Época Negócios
Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.