Juros do cartão seguem subindo mesmo com lei que limita crescimento da dívida

Juros do cartão seguem subindo mesmo com lei que limita crescimento da dívida

Brasil
Joaquim
30 de agosto de 2024
29

A taxa média de juros segue nas alturas, mesmo com a lei que limita o crescimento da dívida a até 100% do valor original. Atualmente, ela está a 15% ao mês, o equivalente de 432% ao ano. Mas a razão para os juros seguirem altos é apenas pelo mês em que a fatura está atrasada.

Segundo o Banco Central, a nova regra vale apenas para quem atrasou a fatura a partir de janeiro de 2024. Dívidas anteriores seguem crescendo além do dobro do valor original. A taxa média do rotativo está em 39% ao ano considerando apenas 2024.

Ainda assim, este é um juro alto cobrado sempre no primeiro mês de atraso, antes que o consumidor parcele o débito. Uma pesquisa mostrou que os juros elevados são a segunda maior causa para os brasileiros não pagarem as contas, ficando atrás somente do desemprego. Para o economista Carlos Eduardo, uma saída para quem sofre com dívidas antigas é procurar a renegociação.

“Se está em endividado num setor, num tipo que é muito caro, como rotativo, como cheque especial, etc, transformar isso num empréstimo ao consumidor, quer dizer, num empréstimo direto”, indica.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.