Pular para o conteúdo
Lei proíbe uso de recursos públicos da Paraíba em shows que façam apologia ao crime organizado

Lei proíbe uso de recursos públicos da Paraíba em shows que façam apologia ao crime organizado

Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou e o governador sancionou, nessa quarta-feira (10), a Lei nº 13.869/2025, que proíbe a utilização de recursos estaduais em shows, apresentações artísticas e eventos que promovam ou façam apologia ao crime organizado. A norma foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (11).

O que diz a lei

De autoria do deputado Sargento Neto, a legislação define apologia como manifestações artísticas que exaltem, enalteçam ou glorifiquem organizações criminosas, suas práticas ou símbolos, em conformidade com o artigo 287 do Código Penal Brasileiro.

A lei considera como recursos públicos todos os valores do orçamento estadual, incluindo repasses diretos, subvenções, patrocínios, incentivos fiscais e qualquer outra forma de financiamento.

Penalidades previstas

Quem descumprir a norma deverá devolver integralmente os valores utilizados, com correção monetária. Além disso, a lei prevê multa de 50% sobre o valor total e responsabilização administrativa, civil e penal de gestores públicos e responsáveis pela contratação.

Fiscalização

Governo da Paraíba será responsável por adotar mecanismos de análise prévia do conteúdo dos projetos culturais. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) acompanhará a aplicação dos recursos para assegurar o cumprimento da lei.

A nova legislação já está em vigor desde a data de sua publicação.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.