O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste domingo (7) do desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Cerca de 45 mil pessoas acompanharam o evento, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Parte do público gritou palavras de ordem como “sem anistia” e “soberania não se negocia”, em referência ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Lula e a primeira-dama Janja chegaram em carro aberto, o Rolls-Royce presidencial, e cumprimentaram militares durante a revista das tropas. Na tribuna, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas os receberam.
O desfile deste ano destacou o tema “soberania nacional”, além de três eixos complementares: Brasil dos Brasileiros, Brasil do Futuro e referências à COP30, que ocorrerá em Belém, e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A organização distribuiu bonés com a frase “Brasil Soberano” e decorou as tribunas com a mesma mensagem.
A segurança na Esplanada e na Praça dos Três Poderes foi reforçada por causa do julgamento de Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe e abolição do Estado Democrático de Direito. O STF deve concluir o processo nesta semana.
O evento contou com desfile militar, apresentações aéreas da Esquadrilha da Fumaça, estudantes de escolas públicas e forças de segurança do Distrito Federal. O presidente também desceu da tribuna para cumprimentar o público antes de deixar a Esplanada.
No sábado (6), véspera da data, Lula fez pronunciamento em rede nacional, no qual reforçou a defesa da democracia, do meio ambiente e da união dos brasileiros.
Presenças
Diversos ministros acompanharam o presidente, entre eles Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Saúde) e Marina Silva (Meio Ambiente). O vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da Câmara, Hugo Motta, também participaram.
Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, não compareceram. Barroso está em viagem oficial à França.