O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ao trabalho da ONU sobre a questão entre Palestina e Israel. As declarações foram feitas durante o discurso de abertura da reunião do Banco do Brics, nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro.
“Nunca vi o mundo tão carente de lideranças políticas como hoje. Há muito tempo não via nossa ONU tão insignificante como se apresenta hoje”, afirmou Lula, que citou a questão do Estado de Israel e o Estado da Palestina.
“Uma ONU capaz de criar o Estado de Israel não é capaz de criar o Estado Palestino, não é capaz de fazer um acordo de paz para impedir o genocídio de mulheres e crianças em Gaza”, lamentou Lula, classificando as ações das forças de Defesa de Israel como genocídio.
Para Lula, lideranças políticas também devem tomar decisões econômicas. Ao finalizar o discurso, o presidente reforçou a necessidade de uma nova moeda entre os países-membro do Brics. “É por isso que a decisão de vocês de uma nova moeda de comércio é extremamente importante, tem problemas, eu sei, mas se não encontrarmos uma nova fórmula, terminaremos o séc. XXI como terminamos o XX. E isso não será benéfico para a humanidade”, pontuou.