Mães se acorrentam em frente ao TJPB e pedem mudanças no tratamento de filhos autistas

Mães se acorrentam em frente ao TJPB e pedem mudanças no tratamento de filhos autistas

Destaque Paraíba
Joaquim
10 de novembro de 2021
35

Em ato de protesto, mães que integram Associação de Pais de Autistas da Paraíba se acorrentaram na manhã desta terça-feira (9), em frente ao prédio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), no Centro de João Pessoa. Elas reivindicavam atenção do órgãos públicos sobre a cobertura pelos planos de saúde em relação ao tratamento prescrito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O julgamento que vai definir o entendimento sobre o tratamento será realizado hoje pelo TJPB.

Sobre o julgamento
Uma análise do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) sobre Transtorno do Espectro Autista, que vai decidir se a cobertura pelos planos de saúde devem ou não custear o tratamento prescrito a esses pacientes, já tinha sido marcado para o dia 27 de setembro. Mas, na época, o julgamento foi adiado.

O Movimento Pais de Autistas da Paraíba explica que o tratamento é feito de acordo com o método ABA (tradução de análise do comportamento aplicado). No entanto, a representante alega que, ao solicitar o método ao plano de saúde, os pacientes têm seus pedidos negados.

De acordo com a associação, sem estes tratamentos, devidamente indicados em laudos médicos, pessoas com autismo não conseguem se desenvolver de maneira independente, causando prejuízos ao seu neurodesenvolvimento, o que causa consequências nas relações sociais e familiares.

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.