Pular para o conteúdo
Maioria da executiva do PT rejeita possível filiação de Ricardo ao partido

Maioria da executiva do PT rejeita possível filiação de Ricardo ao partido

Por maioria os representantes do PT da Paraíba rejeitaram a possível filiação do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) ao partido, em reunião realizada na manhã deste sábado (30). Ainda não houve pedido oficial de Ricardo, porém, após conversas do político com a Nacional do partido, o PT decidiu se antecipar à decisão. De acordo com Josenilton Feitosa, secretário da Executiva Estadual do PT, em entrevista ao Portal Paraíba.com.br, 10 dos 18 membros votaram contra a filiação de Coutinho.

A reunião teve a participação do deputado federal Frei Anastácio e do deputado estadual Anísio Maia, além de outras lideranças do partido. Segundo Josenilton a decisão de rechaçar a possível filiação de Ricardo visa fortalecer a campanha de Lula na Paraíba. “Se [A filiação dele] vier, pela direção, não passa. A Nacional pode, mas vai trazer para si o ônus. Entendemos que a filiação de Ricardo reduz o palanque de Lula porque tiraria o governador João Azevêdo e outras lideranças do palanque, como Adriano Galdino. Se ele [Ricardo] quer votar em Lula, que seja como está, foi essa leitura que nos levou a tomar a decisão”, disse.

Para o secretário, Ricardo no PT reduz a disputa a uma “briga que ele tem com o governador e não interessa ao partido”, disse.

Outras filiações

Questionado a respeito de outros nomes que também teriam planos de ir para o PT, como Cida Ramos, Estela Bezerra e Márcia Lucena, Josenilton explicou que eles vão esperar a janela de filiação em março e que as discussões vão acontecer então. “Agora estamos discutindo o pedido de Ricardo, que ainda não é oficial, mas vamos rejeitar. Os outros quando chegarem vamos debater”, comentou.

“A avaliação é que mais uma vez o ex-governador tenta alterar o processo, ir para cima e resolver, como sempre, as questões”, disse ao citar a intervenção no diretório municipal do PSB em João Pessoa. “O PT é feito por baixo, por pessoas da base e não desse jeito. A direção estadual vai dizer não”, concluiu.

Na reunião também foi tirada uma comissão para elaborar uma carta dirigida à militância do PT e à população paraibana.

Participaram representantes das seguintes forças políticas:

Coletivo Reviravolta

Articulação de Esquerda

Militância Socialista

Avante

PT pela Base


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.