Mais de 110 mil paraibanos ainda não enviaram a declaração do IR à Receita

Mais de 110 mil paraibanos ainda não enviaram a declaração do IR à Receita

Brasil Destaque
Joaquim
27 de maio de 2024
25

Na última semana do prazo, mais de 110 mil paraibanos ainda não declararam o Imposto de Renda Pessoa Física 2024. Na sexta-feira (32) é o último dia para o envio de declarações. Mais de 310 mil paraibanos já estão em dia com o Fisco.

A Receita Federal orienta aos contribuintes para não deixar o envio da declaração para o último dia. Em todo o país mais de 30 milhões já acertaram as contas com o Leão, mas 13 milhões de brasileiros ainda precisam enviar a declaração.

Quem declarou mais cedo e entrou nas listas de prioridades está perto de receber o primeiro lote de restituição. No próximo dia 31, o Fisco pagará R$ 9,5 bilhões a 5.562.065 contribuintes.

Todos os contribuintes têm acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.

Segundo a Receita Federal, 66,7% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 18,4% terão que pagar Imposto de Renda e 14,9% não têm imposto a pagar nem a receber. A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (81,4%), mas 10,7% dos contribuintes recorrem ao preenchimento on-line, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 7,8% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Um total de 40,1% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usou a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 57,2% dos envios.

 

MaisPB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.