
Mais de 200 motociclistas e motoristas foram multados nos primeiros quatro meses de 2025

Quem busca um transporte saudável, rápido, limpo e econômico, como a bicicleta, não encontra segurança para trafegar. Conforme dados da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), 206 multas a condutores e motociclistas foram aplicadas de janeiro a abril em João Pessoa. Além das infrações registradas em menos de quatro meses, aumenta também o número de ciclistas acidentados que dão entrada nos hospitais.
“Quem trafega de bicicleta pelas faixas exclusivas encontra, além de carros e motos que invadem o local, a pintura das faixas apagadas pelo tempo e uso dos veículos”, relatou ao ClikckPB, o Policial Militar, Coronel Souza Neto, após sofrer um acidente na semana passada, na Avenida Tito Silva. Ao pedalar pela ciclofaixa foi atingido por um carro que não respeitou a sinalização e avançou sem olhar em um cruzamento por onde o ciclista passava.
Os ciclistas contam com mais de 121 km de malha cicloviária, vias destinadas exclusivamente para bicicletas, no entanto, a falta de segurança aumenta os riscos de quem está sobre duas rodas. Os quilômetros de avenidas em todos os lados de João Pessoa ficam cada vez mais perigosos e a falta de segurança aos ciclistas faz com que a pedalada seja ainda mais arriscada do que já é.
Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), os ciclistas de João Pessoa dividem o espaço desse modal com mais de 300 mil carros e 140 mil motocicletas que atravessam a cidade.
De acordo com os dados do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa foram mais de 300 ciclistas socorridos vítimas de acidentes em 2023 e a estimativa é que esse número cresce a cada ano. Os dados de 2025 ainda não foram divulgados e o ClickPB segue apurando para divulgar em breve.
Click PB