“Mais de uma semana sem óbitos e internações, indica sinalização de controle da pandemia”, analisa secretária de Saúde da Paraíba

“Mais de uma semana sem óbitos e internações, indica sinalização de controle da pandemia”, analisa secretária de Saúde da Paraíba

Paraíba
Joaquim
8 de abril de 2022
38

A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, disse, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, desta sexta-feira (8), que a situação pandemia chegou a um cenário de controle. Ela sinalizou que todos os fatores sinalizam o fim da pandemia.

“Passamos os últimos dez dias sem internações. Pela primeira vez, tivemos seis dias consecutivos sem mortes por covid-19. Hoje, o país já conseguiu tranquilizar e controlar a vacinação. As pessoas não precisam mais agendar, nem enfrentar filas para se vacinar. Isso sinaliza o controle da pandemia”, explicou.

Ao ser questionada se já existe a previsão de quando será decretado o fim da pandemia, a gestora reforçou que o cenário é estudado de forma sistema e internacional. “Um dos pontos que se leva em consideração para decretar o fim da pandemia é a questão das novas variantes. Esse cenário a gente precisa entender como se comporta nossa principal medida de proteção que é a vacinação”, analisou.

Ela também esclareceu sobre as dúvidas em torno da desobrigação do uso de máscaras. “O decreto estadual faculta o uso de máscaras em ambientes fechados nos municípios com cobertura vacinal acima de 70%, com as duas doses ou dose única, ficando facultativo para que as pessoas decidam se desejam usar ou não”, disse.

“Não há motivos para dúvidas. As pessoas tem autonomia para decidir. A gente aprendeu durante a pandemia, que a única medida de proteção durante um ano foi com o uso de máscaras, uma vez que, ainda não se tinha vacinas. Aprendemos que até previne outras doenças respiratórias. Para fins de controle de doença, é uma medida importante recomendar a máscara”, destacou.

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.