Massa escura estranha no céu da Austrália intriga internautas

Massa escura estranha no céu da Austrália intriga internautas

Mundo
Joaquim
24 de fevereiro de 2023
247

Repercutiram nas redes sociais nesta semana imagens que mostram algo estranho e escuro a cima de uma praia em Sydney, na Austrália. Seu formato e tonalidade incomuns intrigaram internautas e geraram uma série de dúvidas sobre sua origem. Alguns chegaram a compará-lo com um dementador, criatura assustadora do universo de Harry Potter que suga a felicidade de quem se aproxima.

De acordo com o Yahoo News Astralia, o especialista Martin Singh, da Escola de Terra, Atmosfera e Meio Ambiente da Universidade Monash, identificou o fenômeno como uma nuvem escudo, chamada também de pannus, caracterizada por uma “aparência rala e fraturada”. Embora este tipo seja comum, aquela que aparece no vídeo é “bastante extrema”, afirmou Singh. Além disso, para ele, a posição do sol pode ter contribuído para fazer a nuvem filmada parecer tão escura.

— E em parte porque a nuvem está bem próxima do observador, então você pode ver os detalhes da borda da nuvem melhor do que o normal — acrescentou.

Singh explicou ao portal que a nuvem escudo costuma se formar quando a chuva evapora abaixo de uma tempestade principal, umedecendo o ar e eventualmente levando à formação de nuvens secundárias.

— Sob essas condições, elas não fazem parte de uma corrente ascendente organizada e, portanto, podem assumir uma aparência esfarrapada — afirmou.

Por isso, ainda que o vídeo tenha sido publicado no último domingo (19), o mais provável é que a nuvem rara tenha aparecido um dia antes, quando a cidade registrou fortes chuvas.

 

O Globo

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.