MEC publica resultado do Enem hoje e instituições paraibanas oferecem mais de 21 mil vagas no SiSU

MEC publica resultado do Enem hoje e instituições paraibanas oferecem mais de 21 mil vagas no SiSU

Brasil
Joaquim
16 de janeiro de 2024
37

O MEC (Ministério da Educação) divulga a nesta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.  as instituições paraibanas estão oferecendo mais de 21 mil vagas no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que garante o ingresso nas instituições públicas de ensino.

No estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ofertam, juntas, 21.675 vagas aos estudantes que realizaram o Enem em 2023.

Na UFPB, os candidatos devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Serão ofertadas 7.750 vagas em 122 cursos de graduação presencial, distribuídas pelos quatro campi – João Pessoa/Santa Rita, Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape. Do total, 3.840 serão oferecidas na ampla concorrência e as demais 3.910 estão reservadas conforme a Lei de Cotas.

MEC divulga resultado do Enem e UFCG oferta 4.645 vagas

O MEC, com o resultado, abre vagas pelo SiSU. Com isso, a UFCG publicou o Termo de Adesão ao SiSU 2024, ofertando 4.645 vagas em 92 cursos da instituição. Do total de vagas ofertadas, 2.271 são de ampla concorrência e 2.374 são reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), distribuídas entre 92 cursos nos sete campi da instituição – Campina Grande, Cuité, Sumé, Patos, Sousa, Cajazeiras e Pombal.

Apenas os cursos de Letras-Libras, Licenciatura Intercultural Indígena, Música (licenciatura e bacharelado), no campus Campina Grande, e Educação no Campo, no campus Sumé, não participam do SiSU, por realizarem vestibulares próprios.

Poderão participar do processo seletivo estudantes que realizaram a edição do Enem em 2023 e que obtiveram nota acima de zero na redação. A média mínima para tentar o ingresso em qualquer curso ofertado na UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UEPB oferece 5.990 vagas

Na graduação, a UEPB oferece ensino de qualidade para mais de 18 mil estudantes, em 58 cursos presenciais e seis em educação à distância nas áreas da Saúde, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, Educação e recebe cerca de três mil novos discentes por semestre.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) apresentou o procedimento de adesão ao SiSU/MEC 2024.1 e estabeleceu o quantitativo de vagas, distribuídos nos períodos letivos 2024.1 e 2024.2, por cursos, pesos e notas mínimas para ingresso nos cursos de graduação da UEPB.

Neste processo de adesão, são ofertadas 5.990 vagas para os semestres letivos, sendo 3.179 vagas para o período 2024.1, e 2.811 vagas para 2024.2. Este número abrange todos os cursos regulares da modalidade presencial nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral.

IFPB tem 3.290 vagas em cursos de graduação

O Instituto Federal da Paraíba -IFPB ofertará 3.290 vagas em cursos de graduação através da edição 2024.1 do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que pela primeira vez unificará a seleção realizando uma única chamada anual. Além da capital, o IFPB oferece vagas em Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Monteiro , Patos , Picuí, Princesa Isabel e Sousa. As inscrições no Sisu acontecem de 22 a 25 de janeiro , exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

Nesta edição, o IFPB chega com novidades. A primeira é o novo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em Picuí e a outra é a atualização da Licenciatura em Educação Física do Campus Sousa com a inclusão da habilitação em bacharelado. Outro ponto a ser destacado é em relação a Lei de Cotas, que teve redução da renda per capita para 1 salário-mínimo, inclusão das comunidades quilombolas e cotistas concorrem a reserva de vagas somente se não alcançarem as notas da ampla concorrência

Na inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas durante o processo de inscrição. Nesta edição, o IFPB disponibiliza vagas em 46 cursos distribuídos por 11 municípios paraibanos. Da Rede Federal, 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Dom Pedro II aderiram ao Sisu 2024. O IFPB é o terceiro em número de vagas ofertadas pela Rede Federal, que tem na liderança IFSP e IFCE, respectivamente. O resultado da primeira chamada ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2024.

 

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.