Na próxima segunda-feira (25) será lançada, em João Pessoa, o MídiaCom, uma entidade que representará as emissoras de rádio, tv aberta e portais de notícias do estado. Nesta sexta-feira (22), o diretor geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Cristiano Lobato Flôres falou sobre a importância da entidade para a comunicação no estado.
“A Paraíba é um estado vanguardista nesta transformação que estamos fazendo nas entidades que representam os veículos de comunicação. Nós temos a ABERT, que faz uma representação nacional, e temos entidades estaduais. Ocorre que elas são muito descentralizadas, o que muitas vezes faz com que a população tenha dificuldade de identificar o que é essa entidade. Então buscamos fazer uma revitalização dessa entidade, criar uma única marca para sempre que alguém assistir ou ouvir MídiaCom, saber que é uma entidade vinculadas às emissoras de rádio e televisão aberta que defende, sobretudo a liberdade de expressão e de imprensa da sociedade”, afirmou Cristiano.
O diretor geral da ABERT também destacou os desafios e reorganizações que as empresas estão precisando fazer diante dos desafios trazidos pelas redes sociais, buscadores de vídeos e o streaming. “A concorrência hoje existe e é ampla, chamamos de mercado de atenção. Rádios e televisão competem nessa atenção do consumidor, do usuário. As pessoas estão mexendo nas redes sociais, elas estão deixando de fazer outras coisas. Esse mercado ampliou. Hoje o mercado de rádio e tv compete com o streaming, como os buscadores de vídeos como o Youtube. Só que o mercado, sob o aspecto legal e de regulação, ainda não é equilibrado. Isso é uma questão global. Não só para criar uma competição justa, mas também para evitar alguns efeitos danosos como a desinformação justamente por uma falta de equilíbrio desses agentes”, destacou Cristiano.
De acordo com o presidente do MídiaCom, André Vajas, que também é superintendente da RTC, a nova entidade surge com a missão de unir e fortalecer as empresas de comunicação do estado, com foco no crescimento socioeconômico e na qualidade da informação. “Nosso objetivo é conectar vozes e imagens, criando novas oportunidades para empresas e profissionais. Queremos valorizar a democracia e nossas manifestações culturais”, destacou Vajas.
A MídiaCom Paraíba pretende atuar como um elo entre o setor de comunicação e a sociedade, reforçando a importância da radiodifusão como um pilar da democracia e do desenvolvimento cultural.