Ministro diz que cortes no orçamento não afetarão continuidade de obras hídricas na Paraíba

Em cumprimento de agenda administrativa na Paraíba, na tarde desta quinta-feira (29), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assegurou a continuidade das obras hídricas no Estado, apesar da indicação de corte no orçamento público previsto para 2021, que retirou cerca de R$ 231 milhões em emendas e investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e outras.

“Nós, estamos fazendo esforços para que nenhuma obra dessas [hídrica] sofra interrupção. Os cortes orçamentários preservaram a maior parte das obras hídricas que estavam dentro do orçamento. Temos dificuldades nas áreas de habitação, mobilidade urbana, mas na área hídrica é menor, e nós vamos um esforço na próxima semana para reverter esse pequeno prejuízo que tivemos”, disse.

TRANSPOSIÇÃO

Ainda de acordo com Rogério Marinho, as obras que atingem os dois trechos da Transposição do Rio Francisco, que cortam a Paraíba, continuarão. Segundo ele, a expectativa do governo federal é concluir as obras do eixo leste, que entra pelo município de Monteiro e segue até Boqueirão, até o final de 2021.

O ministro assegurou que o governo mantém o foco na continuidade das obras do eixo norte, com previsão de que as águas possam chegar a Paraíba, por meio da barragem de Caiçara, no município de São José de Piranhas, até o início do mês de junho deste ano.

“Estamos trabalhando agora para que o eixo norte, que ingressou pelo Estado do Ceará, pelo município de Penaforte-CE, passando por Jati-CE, possa chegar brevemente em Caiçara [barragem no município de São José de Piranhas-PB] agora no final deste mês de maio ou início de junho, e, de lá em [açude de] Engenheiro Ávidos. A partir de lá, teremos condições de fazer um trabalho de desassoreamento do Rio Piranhas, em conjunto com o Governo do Estado. São mais de 130 quilômetros de rio até chegarmos à fronteira com o Rio Grande do Norte, no município de Jardim de Piranhas-RJ, e o Estado vizinho também será contemplado”, assegurou.

 

Wscom

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *