Pular para o conteúdo
MP institui gabinete de crise diante das fortes chuvas na Paraíba

MP institui gabinete de crise diante das fortes chuvas na Paraíba

Ministério Público da Paraíba instituiu, neste sábado (2), um gabinete de crise para coordenar a atuação institucional diante dos impactos das fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (2). As precipitações já provocaram alagamentos, desabamentos, mortes, além de deixar comunidades isoladas e famílias desabrigadas, levando o Governo da Paraíba a decretar situação de emergência em áreas afetadas.

A medida foi anunciada pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, com a participação da promotora Cláudia Cabral, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

De acordo com o MPPB, o gabinete tem como objetivo implementar uma atuação coordenada, articulada e eficiente no enfrentamento de desastres ambientais, seguindo recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público. A iniciativa ocorre em meio ao cenário de chuvas intensas que vêm causando impactos significativos sobre a população, a infraestrutura urbana e os ecossistemas locais.

A estrutura também tem a finalidade de orientar e integrar o trabalho das promotorias, centros de apoio, ouvidorias e demais órgãos do Ministério Público. A proposta é garantir uma resposta organizada, com suporte às unidades e proteção dos direitos das pessoas atingidas.

O MPPB orienta que, em situações de risco imediato, a população acione a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Casos de violação de direitos podem ser comunicados por meio dos canais institucionais do órgão.

Portal Paraíba


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.