Na Paraíba 29 açudes estão com volume acima da capacidade

Na Paraíba 29 açudes estão com volume acima da capacidade

Paraíba
Joaquim
2 de maio de 2024
29

Dos 135 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), 29 estão sangrando, ou seja, com volume acima da capacidade. O resultado é reflexo das chuvas registradas em algumas áreas do estado nas últimas semanas.

Atingiram mais de 100% da capacidade os açudes de Araçagi, Camalaú, São Gonçalo, Carneiro, Poções, Piranhas, Bartolomeu I, Cachoeira dos Alves, Cacimba de Várzea, Vazante, Tavares II, Video, Paraíso (Luiz Oliveira), Pedra Lisa, Pirpirituba, Cochos, São José I, Pitombeira, Emas, Chã dos Pereiras, Glória, São José II, Olho dÁgua, Novo II, Jangada, Cachoeira da Vaca, Bom Jesus, Cafundó e Pimenta.

Em Olho dÁgua, em Mari, o açúde, que possui capacidade máxima de 868.320 m3, está com 975.252 m3, equivalente a 112% do volume total. O último registro foi realizado pela Aesa no dia 29 de abril.

Outros 71 reservatórios estão com capacidade superior a 20% do seu volume total. Segundo a Aesa, o açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade do Boqueirão, está com 61,89% da capacidade, em monitoramento realizado nessa quarta-feira (1).

Na contramão dessa situação, outros 20 reservatórios estão em observação, o que representa volume menor que 20% do total. Além disso, 15 açudes estão em situação crítica, menor que 5% do volume total.

 

MaisPB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.