colegio mesquita

NASA encontra planeta que é do tamanho da Terra e pode ser habitável

NASA encontra planeta que é do tamanho da Terra e pode ser habitável

Mundo
Joaquim
25 de janeiro de 2023
8

É isso mesmo que você leu! A Nasa descobriu um novo planeta que se assemelha à nossa queridaTerra. Batizado de “TOI 700 e”, o planeta fica fora do Sistema Solar, mas orbita dentro de uma zona habitável. A identificação foi feita com dados da missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos.

Para um planeta ser considerado habitável, ele precisa ter a evidência de água na superfície. De acordo com a descoberta, este é o segundo astro com tamanho semelhante ao do nosso mundo. Ele tem 95% do tamanho da Terra e é rochoso, pois fica a cerca de 100 anos-luz daqui.

O “TOI 700 e” leva 28 dias para realizar sua órbita na sua estrela e faz parte de um sistema chamado “TOI 700”, onde três outros planetas foram encontrados: o “TOI 700 b”, “TOI 700 c” e “TOI 700 d”.

Segundo Emily Gilbert, pós-doutoranda do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, esse é “um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”.

A líder do projeto ainda revela que o “TOI 700 e” é cerca de 10% menor que o “d”. Ainda vale lembrar que o sistema é formado por outros dois planetas, o “b” e o “c”. “O planeta mais interno, ‘TOI 700 b’, tem cerca de 90% do tamanho da Terra e orbita a estrela a cada 10 dias. O ‘TOI 700 c’ é 2,5 vezes maior que a Terra e completa uma órbita a cada 16 dias”, explicou.

Os cientistas continuam de olho nos astros e buscam mais novidades!

MSN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.