No G77, Lula abre cúpula e diz que embargos dos EUA a Cuba são “ilegais”

No G77, Lula abre cúpula e diz que embargos dos EUA a Cuba são “ilegais”

Brasil
Joaquim
17 de setembro de 2023
77

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou neste sábado (16) agenda em Havana, capital de Cuba, e criticou o embargo dos Estados Unidos contra o país latino-americano e a presença do país na lista de nações patrocinadoras do terrorismo mundial.

“Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal. O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral. Rechaçamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo”, afirmou.

O discurso ocorreu na abertura do G77 + China, que ocorre em Havana, onde os principais países em desenvolvimento no mundo se reuniram.

O embargo, que gera dificuldades econômicas para o país caribenho, também afeta do Estado brasileiro. Cuba possui uma dívida avaliada em R$ 2,6 bilhões com o Brasil. Mas, devido às sanções americanas, a captação de recursos para quitação se torna mais complicada.

Em relação à lista de nações que financiam grupos terroristas, Cuba foi adicionada pelo Estados Unidos em 2021, numa decisão protocolada ainda no governo de Donald Trump. Com a chegada de Joe Biden, o país seguiu nessa lista, que aliada aos embargos da Guerra Fria, dificultam o desenvolvimento econômico cubano.

 

 

MaisPB com Folha de São Paulo

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.