Pular para o conteúdo
Nova gestão completa dois meses no Poder Judiciário da Paraíba

Nova gestão completa dois meses no Poder Judiciário da Paraíba

Nos sessenta primeiros dias de gestão no Poder Judiciário da Paraíba, o balanço é de avanços para a população da Paraíba e para a instituição, com seus servidores e magistrados. A nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba, formada pelos desembargadores Fred Coutinho, presidente; João Batista Barbosa, vice-presidente e Leandro dos Santos, corregedor, foi empossada no dia 3 de fevereiro.

Focando no compromisso com a estrutura do Judiciário, o desembargador Fred Coutinho percorreu 11 Comarcas para dialogar com juízes e servidores, além de inspecionar as condições físicas dos fóruns. Como resultado dessas visitas, determinou a interdição do prédio do Fórum de Gurinhém para melhorias estruturais. Em Princesa Isabel, a gestão avança com um projeto inovador: está garantido um terreno para implantar uma usina fotovoltaica, que fornecerá energia solar para abastecer as unidades do Poder Judiciário, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a modernização da infraestrutura.

 

-
Representantes dos servidores na assinatura da lei do reajuste

Um dos primeiros atos do presidente foi o reajuste salarial para os servidores do Judiciário. O aumento de 8%, superior ao esperado pelas categorias representativas, foi discutido diretamente com os servidores – um diálogo inédito na história do Judiciário paraibano e reconhecido pelos líderes sindicais. Após aprovação pelo Pleno, a proposta foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, em um ato que contou com a presença dos presidentes dos sindicatos, assim como na sanção do projeto pelo governador João Azevedo.

Outro marco importante foi a retomada da reunião interpoderes, que não acontecia há anos. O encontro, na sede do TJPB, contou com a presença do governador João Azevedo, do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, do Procurador-Geral de Justiça, Antônio Hortênsio, do presidente do Tribunal de Contas, Fábio Nogueira, e da Defensora Pública Geral, Madalena Abrantes, consolidando um ambiente de cooperação entre os poderes.

O Tribunal também abriu suas portas para estudantes de diversas instituições dentro do projeto “Conheça o Palácio da Justiça e sua História”. Em algumas visitas, o próprio presidente esteve presente, conversando com os estudantes e reforçando o compromisso da gestão com a transparência e a aproximação do Judiciário com a sociedade.

Em sua primeira reunião administrativa com sua equipe de auxiliares, o presidente do Tribunal de Justiça definiu os pilares de sua gestão. Priorizando a continuidade dos projetos exitosos da administração anterior, o magistrado destacou a importância de avançar em diversos pontos, mantendo uma equipe unida e coesa, sem vaidades.

 

-
Reunião interpoderes realizada no Tribunal de Justiça
Harmonia entre os poderes – Demonstrando o compromisso com a harmonia entre os poderes, seja na esfera federal ou estadual, Fred Coutinho recebeu a visita do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, no Palácio da Justiça. O encontro simbolizou o compromisso com o diálogo institucional. Além disso, já manteve encontro de trabalho com o governador João Azevedo, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, além de audiências concedidas a prefeitos e vereadores de vários municípios da Paraíba

Capacidade de resolução à máquina pública – Destaque no primeiro mês de gestão para a aprovação e sanção da lei que garante melhoria na estrutura do Poder Judiciário, dotando o TJPB com a Diretoria de Governança e Planejamento Estratégico e reestruturando setores técnicos para dar  maior agilidade e capacidade de resolução à máquina pública.

Plano Pena Justa e fortalecimento das políticas penais – Um dos atos mais relevantes da nova administração foi a criação do Comitê para implementação do plano Pena Justa, visando o fortalecimento das políticas penais no Estado. A iniciativa promove a cooperação entre instituições e órgãos do sistema de justiça e administração penitenciária. “Hoje é um dia marcante e histórico na nossa gestão. Através da assinatura deste Ato, juntamente com o Estado da Paraíba, nascem as políticas necessárias para o sistema penitenciário. A partir de agora, o Estado, o Tribunal de Justiça e os outros atores sociais estão cada vez mais irmanados na busca da melhoria e de um avanço na discussão de uma temática tão importante”, ressaltou Coutinho.

Diálogo com a Associação dos Magistrados – Com a premissa de manter um diálogo aberto, Fred Coutinho também se reuniu com representantes da Associação dos Magistrados da Paraíba para discutir propostas e demandas da magistratura estadual. “Uma das marcas desta gestão vai ser sempre essa, a do diálogo franco e aberto, dessa vez agora com a associação dos magistrados”, reforçou.

Atenção à saúde mental e humanização da gestão – A presidência do TJPB também tem dado total apoio às políticas de atenção integral à saúde, especialmente no que diz respeito à saúde mental dos servidores e magistrados. “Nossa gestão já está sendo marcada pelo lado humano. Quando andamos pelas comarcas, você sente o lado pessoal do servidor, do magistrado como um todo. E com o apoio da Gevid, vamos desenvolver projetos em busca da melhoria na qualidade de vida para os servidores e para os magistrados. Nossa intenção é aperfeiçoar cada vez mais esse serviço”, finalizou o presidente.

Mulheres ganham força na gestão – Um olhar voltado para o feminino que ultrapassa o mês de março, dedicado a elas. É assim que tem se portado o Poder Judiciário Paraibano, começando pela primeira mulher a exercer a magistratura na Paraíba, a juíza Helena Alves de Sousa, que morreu no dia 15 de março.  A magistrada também será a primeira a ter sua imagem incluída no Museu do Tribunal, através de uma tela pintada que registrará sua histórica contribuição à Justiça. A homenagem à juíza Helena Sousa foi proposta pelo presidente, desembargador Fred Coutinho.

O mês também foi marcado por uma série de reportagens, desenvolvida em parceria da Coordenadoria da Mulher e a Gerência de Comunicação do TJPB, divulgando serviços, conquistas e reconhecendo o potencial feminino de forma mais ampla. A série abordou a violência doméstica e familiar e a rede de proteção que pode prevenir casos e proteger as mulheres. Foi abordado, ainda, o empoderamento e o protagonismo feminino no Judiciário e na sociedade.

Nesse contexto, o TJPB apoia o Programa ‘Antes que Aconteça’, do Senado Federal, e prestigiou a instalação da primeira ‘Sala Lilás’ do Brasil, um ambiente de acolhimento com atendimento humanizado, seguro e privativo, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

XV Consepre – Discutir temas de interesse comum e alinhar pautas importantes para o Judiciário brasileiro. Com esse objetivo, presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país estiveram reunidos em Santa Catarina. O desembargador Fred Coutinho fez parte do Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) e destacou a relevância da troca de experiências entre os tribunais de todo o país.

 

-
Assinatura do contrato com o BRB

Contrato com BRB – O Tribunal de Justiça da Paraíba e o Banco BRB assinaram o contrato para o gerenciamento de depósitos judiciais, os pagamentos de alvarás judiciais, precatórios e RPV’s no estado, em decorrência de uma licitação realizada. A contratação, considerada um marco no Judiciário paraibano, vai gerar eficiência, maior agilidade e segurança nas operações, beneficiando todos os que utilizam a Justiça estadual.

 

-
Corregedoria realiza correição na comarca de Cuité

Correições – Nesses dois meses de gestão da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba, o corregedor-geral Justiça, desembargador Leandro dos Santos, e sua equipe de juízes corredores auxiliares já realizaram visitas, inspeções e correições em várias comarcas do Estado. Em fevereiro deste ano, a Corregedoria visitou as comarcas de Sousa, Pombal e Patos. Também em fevereiro a CGJ realizou uma correição na Comarca de Cuité. Já no mês de março, o mesmo procedimento, só que de forma extraordinária nas comarcas de Gurinhém, Ingá, Campina Grande, Guarabira, Sapé e Itabaiana.

Em apenas dois meses, Fred Coutinho tem deixado sua marca no TJPB, consolidando uma gestão pautada pelo diálogo, modernização e compromisso com o bem-estar de servidores e cidadãos. Os avanços registrados indicam que este é apenas o início de um período de grandes transformações para o Judiciário paraibano.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.