Novembro Azul: prefeitura de Catingueira promove palestra e realiza mais de 300 exames para homens do município

Novembro Azul: prefeitura de Catingueira promove palestra e realiza mais de 300 exames para homens do município

Vale
Joaquim
27 de novembro de 2023
48

O Blog do Jordan Bezerra esteve na tarde deste domingo, dia 26 de novembro, na cidade de Catingueira fazendo a cobertura do Novembro Azul, onde ocorreu uma palestra com o urologista, bastante conceituado em Patos e região, Dr. Eliseu de Melo Neto, na qual ele atendeu mais de duzentos homens  que estavam presentes na palestra, com muita informação e trazendo de forma bem leve e descontraída a necessidade do cuidado pessoal do homem.

Dr. Eliseu destacou que o homem vive em média sete anos menos que a mulher, visto que as mulheres cuidam-se mais, o poder público também investe mais na saúde da mulher, mas ressaltou que aos poucos os homens devem adotar essa consciência de procurar cuidar da sua saúde e destacou o quão é importante descobrir o câncer de próstata, câncer de pênis, de testículo o mais cedo possível.

Dr. Eliseu parabenizou a gestão do prefeito Suélio Félix, que tem destacado o cuidado da saúde do homem. Inclusive, foi informado durante o evento que ,no ano passado, foram feitos mais de 300 exames e cinco homens foram detectados com câncer de próstata, foram encaminhados para a Secretaria de saúde, foram cuidados, operados, e agora estão curados.

Em sua fala, Dr. Eliseu aproveitou para destacar o cuidado que o homem deve ter com a mulher, combatendo a violência doméstica e valorizando o respeito com a mulher. Finalizou agradecendo a Deus por aquele momento.

“A cada ano a gente nota cada vez mais esses homens procurando. Não é só Catingueira. Vários municípios estão fazendo Novembro Azul, mostrando que é necessário cuidar desses homens. Faz-se urgente mesmo cuidar, porque os homens ainda vivem sete anos a menos do que as mulheres”, declarou Dr. Eliseu.

Na oportunidade, o Blog do Jordan Bezerra conversou também com o prefeito da cidade de Catingueira, que falou da importância da realização desse evento, contando com o apoio de toda a sua equipe e também da população local.

“O ano passado a gente fez mais ou menos trezentos exames, então a gente sabe que antigamente tinha essa rejeição do homem de vim fazer esses exames. Desses trezentos exames que nós fizemos o ano passado, a gente detectou eh cinco pessoas com caso, essas cinco pessoas, a Secretaria encaminhou, fizemos a cirurgia de todos e estão bem, graças a Deus. Então esse ano o auditório está cheio de gente. A gente está vendo que as coisas estão acontecendo. Tiveram pessoas que questionaram, para quê tantos exames, mas quando não é da família, você não tem como saber o que é uma pessoa estar doente e com algum problema sério. Eu sei de pessoas que tiveram esse problema e não tiveram tratamento, e hoje estão gritando de dor. Então, acho que isso que é nisso que a gente sai na frente, se prevenir.

Por fim, o Blog do Jordan Bezerra conversou também com a secretária de saúde do município, Ângela Alencar, que ressaltou a importância da campanha para o bem-estar do homem.

“Mais um ano que a gente vem trabalhando nessa campanha tão importante pra os homens de Catingueira, não somente durante esse mês, mas durante todo ano a gente faz esse acompanhamento de gerar qualidade de vida e prevenção em promoção à saúde do homem. Cada ano aumentando o número de exames, tanto como também o exame do toque, pois existia esse tabu, na década de oitenta, noventa, mas hoje aos poucos, com a mídia, com o trabalho das secretarias municipais tem sido quebrado esse tabu. A cada ano cresce o número de homens que procura, também esse serviço”, destacou a secretária.

Após a palestra, foi servido um lanche partilhado para todos os presentes. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Blog do Jordan Bezerra 

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.