Onze capitais brasileiras devem resgistrar onda de calor neste final de semana

Onze capitais brasileiras devem resgistrar onda de calor neste final de semana

Brasil Destaque
Joaquim
21 de setembro de 2023
124

Onze capitais brasileiras devem registrar onde calor neste final de semana.   De acordo com o Climatempo,  (Inmet) três capitais brasileiras (Campo Grande, Boa Vista e Goiânia) bateram seus recordes de calor para o ano de 2023 nesta quarta-feira (20).

Em Campo Grande, a temperatura máxima registrada na quarta foi de 36,0ºC. O recorde anterior de calor em 2023 tinha sido de 35,2ºC.
Em Goiânia, o Inmet registrou 38,3ºC. O recorde anterior foi de 37,7ºC, em 13 de setembro.
Em Boa Vista, os termômetros marcaram 40,6ºC. O recorde anterior era de 40,1ºC, nos dias 9 e 15 de setembro.

“É possível até que ocorram recordes históricos para setembro e até mesmo recordes absolutos de calor”, diz a Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o Distrito Federal também teve a tarde mais quente do ano nesta quarta-feira: a estação meteorológica na região administrativa do Gama (no entorno de Brasília) registrou 34,6ºC E as temperaturas devem subir ainda mais nestas três capitais, que podem voltar a quebrar novos recordes nos próximos dias.

Veja as capitais que podem registrar recordes de calor no fim de semana, segundo a Climatempo:

Curitiba: até 35ºC
São Paulo: até 38ºC
Rio de Janeiro: até 41ºC
Belo Horizonte: até 36ºC
Vitória: até 36ºC
Campo Grande: até 39ºC
Cuiabá: até 43ºC
Goiânia: até 38ºC
Brasília: até 34ºC
Palmas: até 40ºC

Teresina: até 40ºC

Temperatura acima de 35ºC

De acordo com o Climatempo, o aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Inmet aumentar o nível do alerta e colocar mais estados sob um aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média. O mais recente alerta do Inmet é da categoria “vermelho”, que significa “grande perigo”.

Ao todo, são nove estados sob o alerta: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Nesta quinta-feira (21), os termômetros podem bater 35ºC ou mais em onze capitais. Em duas delas, Palmas (TO) e Cuiabá (MT), a previsão aponta para 40ºC.

Boa Vista: 36ºC
Campo Grande: 37ºC
Cuiabá: 40ºC
Goiânia: 37ºC
Macapá: 35ºC
Manaus: 36ºC
Palmas: 40ºC
Porto Velho: 37ºC
Rio Branco: 35ºC
Rio de Janeiro: 35ºC
Teresina: 39ºC

A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. Clique aqui para ler mais sobre o tema.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.