Opera Paraíba realiza mutirão de cirurgias gerais e ginecológicas em Picuí e Solânea

Opera Paraíba realiza mutirão de cirurgias gerais e ginecológicas em Picuí e Solânea

Paraíba
Joaquim
12 de janeiro de 2024
34

O calendário de mutirões do Opera Paraíba em 2024 foi aberto nas cidades de Picuí e Solânea, que receberam nesta semana a equipe itinerante de médicos do programa. No Hospital Regional de Picuí, na última terça-feira (9), 22 pacientes foram contemplados com cirurgias gerais e ginecológicas. Ainda em janeiro, outros dois mutirões, nos dias 23 e 30, estão programados para acontecer na unidade.

O Opera Paraíba é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e reduzir a lista de espera em todas as regiões da Paraíba. Durante todo o ano passado, o programa realizou 52 mil cirurgias, atendendo todas as macrorregiões do estado.

Nesta sexta-feira (12), as cirurgias tiveram início no Hospital Estadual de Solânea e seguem até este domingo (14). Por dia, estão sendo realizadas 26 intervenções para tratar hérnia, vesícula e problemas ginecológicos. A agricultora Josilene Costa, de 46 anos, da cidade de Bananeiras, foi uma das beneficiadas com cirurgia de histerectomia. Emocionada, ela conta que sentia incômodo na pélvis e muita cólica, e está feliz em ter conseguido a cirurgia. “Desde o ano passado eu vinha sentindo desconforto e bastante cólica, aí fui no médico e ele disse que eu tinha que fazer cirurgia. Depois que eu dei entrada, foi tudo muito rápido. Esse programa foi uma benção na vida de quem é pobre e não tem condições de pagar,” conta.

De acordo com a diretora-geral do hospital, Vanessa Viegas, em 2023, a unidade realizou mais de 2 mil procedimentos por meio do programa. “O Opera Paraíba permitiu a interiorização da saúde, possibilitando aos pacientes realizar suas cirurgias pertinho de casa, sem falar na mudança de vida para essas pessoas e para toda a família,” destaca.

Para participar do Programa é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da Secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais, comprovante de residência e anexando exames e laudos médicos.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.