Operação Mata Atlântica em Pé 2022 é deflagrada na Paraíba para combater desmatamento

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) está participando, a partir desta segunda-feira (19), da Operação Mata Atlântica em Pé, que visa ao combate do desmatamento e à recuperação das áreas degradadas. A ação ocorre em todo o Brasil, por meio do Ministério Público de cada estado. Na Paraíba, ainda participam da operação a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), Batalhão Ambiental e Ibama.

Em 2021, foram fiscalizados pontos nos municípios de João Pessoa, Alagoa Nova, Massaranduba e Areia, previamente identificados por meio da plataforma MapBiomas. Nessas localidades, foi constatada a supressão da vegetação nativa.

Apesar de levar a Mata Atlântica no nome, as ações devem proteger qualquer bioma que seja encontrado em estado de desmatamento e degradação na Paraíba. “Neste ano, recebemos 14 pontos em alerta, sendo alguns deles no Sertão. Assim, serão fiscalizados e autuados pontos de desmatamento, ainda que se encontrem em outros biomas que não o da Mata Atlântica”, explicou a promotora Fabiana Lobo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente.

A Operação Mata Atlântica em Pé teve início em 2018, ocorrendo anualmente, sempre no mês de setembro, e atuando como uma força-tarefa nacional para combater o desmatamento e os crimes ambientais a ele relacionados.

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.