Orquestra Infantil da Paraíba apresenta Concerto de Natal nesta terça-feira

Orquestra Infantil da Paraíba apresenta Concerto de Natal nesta terça-feira

Paraíba
Joaquim
10 de dezembro de 2023
49

 

A tarde desta terça-feira, 12 de dezembro, será especial para os jovens músicos da Orquestra Infantil da Paraíba, que vão celebrar as festas de fim de ano com o tradicional Concerto de Natal. Músicas natalinas estão no repertório da apresentação, que começa às 16h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com regência do maestro Marcelo Vasconcelos. O ingresso é gratuito.

O público presente vai ter a oportunidade de conferir a apresentação dos músicos da Orquestra Infantil tocando “Minuet e Rondo”, do músico inglês Henry Purcell, que vai abrir o concerto. Em seguida, será executada “Jesus, Alegria dos Homens, conhecida música do alemão Johann Sebastian Bach.

O concerto segue com “O Velhinho”, do carioca Octavio Babo Filho; “Os Sininhos de Natal”, autor anônimo, e “Noite Feliz”, do austríaco Franz Gruber.

A Orquestra Infantil do Estado da Paraíba foi fundada pela professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014. Atualmente é composta por 30 músicos com idades entre 9 a 16 anos, tendo o maestro Marcelo Vasconcelos como regente e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano, com o objetivo de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela orquestra.

A Orquestra Infantil da Paraíba é um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. Ao longo de anos, tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas.

Marcelo Vasconcelos é bacharel em Violino pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como músico de diversas orquestras e grupos de câmera em palcos pelo exterior e por todo o Brasil.
Ao longo de sua trajetória, foi premiado com a medalha Augusto dos Anjos, ao lado do escritor Ariano Suassuna, e como melhor trilha sonora original no I Festival Cine Cultura Viva. Como camerista, gravou CD e DVD junto a grupos de música Armorial.

Atuou como spalla, assistente e chefe de naipe em orquestras como Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Atualmente, é músico violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB, professor regente da Orquestra Infantil da Paraíba e professor da classe de violino da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Como camerista, toca constantemente em diversas formações, com destaque para o Fórmula Duo, com a pianista Luciana Noda.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.