Paraíba amplia equipe de novos operadores do CadÚnico

Paraíba amplia equipe de novos operadores do CadÚnico

Paraíba
Joaquim
10 de maio de 2023
65

Operadores do Cadastro Único (CadÚnico) na Paraíba estão recebendo uma capacitação sobre essa base de dados que serve para identificar e conhecer as famílias mais vulneráveis do país. A operacionalização e capacitação do programa no Estado – cuja equipe está sendo ampliada – é feita por meio de uma parceria entre o Governo da Paraíba, Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A realização dessa primeira capacitação é da Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal (GIGOV/João Pessoa PB). A primeira turma do ano de 2023 foi iniciada nesta terça-feira (9), na Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-PB), e tem o objetivo de capacitar coordenadores, digitadores e entrevistadores do CadÚnico de municípios paraibanos, além de integrantes da equipe da Gerência Estadual de Operações do Cadastro Único e Programas Sociais. Cada turma da capacitação tem 25 vagas e receberá 16 horas de capacitação divididas em dois dias. No primeiro semestre serão oferecidas seis turmas.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, afirmou na abertura do treinamento que o Governo da Paraíba vem dando prioridade para o CadÚnico. “Nós que fazemos o Governo da Paraíba entendemos que é a partir desse instrumento que vamos traçar todas as políticas públicas do Estado. Estamos ampliando a equipe e dando todo o suporte, pois é muito importante um CadÚnico fortalecido e verdadeiro”, pontuou.

“A capacitação desta semana será parte importante do processo de capacitação dos novos técnicos que estão chegando, como também para capacitar as equipes dos 223 municípios da Paraíba. A qualidade das informações oferecidas aqui qualifica também o Cadastro e torna as informações mais fidedignas”, complementou a gerente estadual de Operações do Cadastro Único e Programas Sociais PB, Ediclê Travassos.

O superintendente executivo de Governo na Caixa Econômica, Flávio Marinho, na ocasião, falou para os operadores: “Quando falamos de CadÚnico, falamos de cidadania, de qualificação de dados cadastrais e de programas sociais. São muitas pessoas que precisam desses benefícios, e sem dúvidas nenhuma, quanto mais qualificado, melhor para todos. E vocês que participam dessa capacitação são de fundamental importância, já que vão atuar junto à população e disseminar para outras pessoas em seus municípios”.

Sobre a metodologia da capacitação as instrutoras do Cadastro Único, formadas pela Universidade Caixa, Ana Célia Lopes Nogueira Rodrigues e Dinete Batista de Almeida explicaram que serão realizadas exposições teóricas com os principais temas do Cadastro Único, e aulas práticas em um sistema protótipo que simula o Cadastro. No curso são abordadas todas as funcionalidades do Cadastro Único: como funciona, quais as regras de consultas, inclusão e exclusão de famílias, transferência e outras.

Participam da primeira turma operadores de 14 municípios, além da equipe estadual formada pela gerente estadual de Operações do Cadastro Único e Programas Sociais PB, Ediclê Travassos, pelo coordenador estadual do Cadastro Único e Programas Sociais PB, Ramos Nery, e mais nove técnicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.