Paraíba antecipa vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 80 anos acamados

Paraíba antecipa vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 80 anos acamados

Destaque Paraíba
Joaquim
26 de janeiro de 2021
32

Secretaria de Estado da Saúde (SES), em plenária com todos os secretários municipais de saúde, aprovou, na tarde dessa segunda-feira (25), a antecipação da vacinação dos idosos acamados acima de 80 anos. A população estimada é de 8.312 idosos, o que corresponde a 9% desse público na Paraíba.

De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, para este grupo prioritário serão aplicadas as 16.600 doses que chegaram na tarde desta segunda-feira e mais uma parte da reserva técnica da primeira remessa da CoronaVac. “Essa decisão foi pautada com dados técnicos referente à mortalidade da população maior de 80 anos que é treze vezes maior que a taxa de mortalidade estadual. Para iniciar essa priorização consideramos alguns critérios e foi aprovada em reunião extraordinária da CIB”, pontua.

Os critérios de priorização são: iniciar a vacinação dos idosos acamados; dar sequência à vacinação dos idosos que respiram com auxílio de qualquer suporte ventilatório; vacinar os idosos que apresentam algum grau na perda de sua autonomia: como necessitar de ajuda para andar, sentar, alimentar-se; continuar a vacinação junto aos idosos que tenham sofrido eventos agudos por doenças crônicas e não transmissíveis como insuficiência renal aguda, acidente vascular encefálico, insuficiência arterial periférica; idosos portadores de obesidade e/ou diabetes e/ou hipertensão arterial.

Renata Nóbrega explica ainda que as demais distribuições a esse público de idoso seguirão de forma gradativa e proporcional ao número de vacinas recebidas para contemplar esta população, até conclusão de sua totalidade. A distribuição dessas doses para as 12 Gerências Regionais de Saúde acontecerá na quarta-feira, dia 27 de janeiro.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.