Paraíba aplica mais de 94,9 mil doses no Dia D de vacinação para influenza, covid-19 e multivacinação

Paraíba aplica mais de 94,9 mil doses no Dia D de vacinação para influenza, covid-19 e multivacinação

Paraíba
Joaquim
7 de maio de 2023
69

A Paraíba aplicou 94.939 doses no Dia D de vacinação contra influenza, covid-19 e multivacinação, realizado neste sábado (6). O intuito da mobilização foi ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses. A ação ocorreu em 194 municípios. 

De acordo com a secretaria executiva, Renata Nóbrega, com o aumento de casos de internação, é importante que pessoas do grupo prioritário procurem as unidades de saúde para tomar a vacina contra a influenza. Ela explica que este é um período de sazonalidade para doenças respiratórias, por isso o aumento de casos; e destaca que a vacina protege contra o vírus A e o vírus B, os que mais estão circulando no estado, por isso a importância da vacinação.

A gente precisa pensar na prevenção para evitar as internações. A procura dos nossos hospitais teve um aumento considerado neste mês de abril e agora em maio. Esse nosso chamamento é para o público infantil prioritariamente, considerando o aumento de casos de internação e a vacina tem esse papel de proteção, de evitar o aumento da internação hospitalar. Se não teve condições de ir hoje, procure um posto durante a semana e que a gente consiga o quanto antes que mais de um milhão e meio de paraibanos tome a vacina da influenza que está disponível durante todo o mês de maio, pontuou.

A dona de casa, Georgina Medeiros, foi uma das primeiras a chegar com Débora, de 4 anos, na Unidade de Saúde da Família Integrando Vidas, em João Pessoa. Sempre alerta para atualizar a caderneta de vacinação da filha, ela aproveitou o Dia D para dar a vacina da influenza que era a que faltava. Temos que prevenir nossos filhos do vírus da gripe e de todos os outros que circulam aí. Na verdade, hoje ela que me pediu pra vir tomar a vacina, frisou. 

Até a manhã deste sábado, a Paraíba tinha uma cobertura de 24,63% no público alvo de 6 meses a 6 anos. A secretária executiva pontuou que tinha um total de 312.277 crianças, nessa faixa etária, para vacinar.

Das 94.939 vacinas aplicadas no dia D, 39.621 foram de influenza, 41.178 foram para as vacinas bivalente e monovalente da covid-19, e 14.140 foram das vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (12.865), Campina Grande (8.908), Patos (3.908), Monteiro (2.200) e Princesa Isabel (1.862). Para Renata Nóbrega, O resultado foi bom. Mesmo o total não sendo maior que o último Dia D, essa avaliação se dá porque tivemos um número menor de municípios com oferta de vacina hoje, completou.

A SES reforça que a campanha contra influenza vai até o dia 31 de maio. No dia 20, será realizado outro Dia D.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.