Paraíba completa 60 dias do início da vacinação e secretário reforça que imunização só está completa após 14 dias da aplicação da segunda dose

Paraíba completa 60 dias do início da vacinação e secretário reforça que imunização só está completa após 14 dias da aplicação da segunda dose

Paraíba
Joaquim
23 de março de 2021
45

A Paraíba completou 60 dias do início da vacinação da primeira dose que foi iniciada no dia 19 de janeiro com a chegada do primeiro lote.  Em entrevista ao ClickPB, o secretário Executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, explicou que os estudos realizados apontam a imunização ao vírus completa após 14 dias da segunda dose. Ele reforçou ainda que os cuidados com o novo coronavírus Sars-CoV-2 não devem ser ignorados, mesmo por quem já completou o ciclo de imunização.

Segundo o gestor, as vacinas CoronaVac (Sinovac/Butantan) e Covishield (Oxford/Astrazeneca) que estão sendo aplicadas desde o mês de janeiro possuem tempos de aplicação diferentes: o intervalo de aplicação da vacina Covishield é de até 90 dias, já a CoronaVac recebe o reforço da segunda dose com 14 e 28 dias.

“Lembre-se antes da vacina ou depois de vacinado, você precisa seguir os protocolos de combate ao vírus para se manter protegido. Use máscara . Mesmo vacinado e com máxima proteção, você pode levar o vírus para quem ainda não se vacinou. Conviva apenas com quem já mora com você e com quem já trabalha. Nesse momento, nada é mais importante do que proteger a sua vida”, explicou.

De acordo com dados obtidos pelo ClickPB, a Secretária de Saúde do Estado registrou até o momento 331.981 doses aplicadas. Desse total, 259.585 são referentes a primeira dose e 72.396 segunda dose. Isso dignifica dizer que apenas 21,81% da segunda dose foram aplicadas no Estado. Realidade que reforça o alerta para a necessidade das pessoas procurarem os postos de vacinação para receberem a segunda dose.

Saiba mais:

Apenas 21,81% da segunda dose de vacinas contra Covid-19 foram aplicadas na Paraíba

Confira no vídeo a seguir, a explicação do gestor sobre os cuidados e o reforço no uso da máscara, álcool em gel e a conscientização acerca do isolamento social como ferramentas primordiais que devem ser praticadas diariamente pela população e por aqueles que já receberam as doses.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.