Paraíba imuniza mais de 28 mil crianças contra a Covid-19, e secretário alerta para vulnerabilidade da faixa etária e alta de casos

Um dia inteiro dedicado à imunização de crianças contra a Covid-19. Foi assim esta quarta-feira (16), com a realização do dia C de vacinação infantil pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O intuito foi ampliar a oferta da vacina e oportunizar o acesso à população com idade de 5 a 11 anos. A mobilização ocorreu em toda a Paraíba e aproximadamente 28.400 crianças receberam o imunizante.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a vacina é um método seguro e cientificamente comprovado para proteger contra as formas graves e agudas da doença. Ele explica que o objetivo desse dia C é fazer com que os índices de vacinação infantil cresçam no estado e a população paraibana fique mais protegida.

“Com o crescimento do número de casos, nos preocupa a vulnerabilidade das nossas crianças. As vacinas são seguras e previnem as crianças de complicações como a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) e óbitos”, pontua.

Em João Pessoa, a secretária particular Thais Cristina aproveitou a oportunidade para vacinar os três filhos Pedro Henrique, de 11 anos, Arthur, com 8 anos e Flávio, 7, na manhã desta quarta-feira. Ela afirma que, quando soube da mobilização, não hesitou em levar suas crianças, pois sabe a importância da imunização. “Vacinas salvam vidas né? Quem não quer vacinar os filhos, mais na frente pode ter consequência”, completou.

Até as 17h desta quarta, 172 municípios informaram um total de 28.414 doses aplicadas neste dia C, em crianças de 5 a 11 anos. Os locais que mais vacinaram foram: João Pessoa, com  2.947 doses; Campina Grande, com 1.826 doses; Sapé, com 1.360 doses; Sousa, com 990 doses; e Alhandra, com 674 doses. O secretário lembra que esses dados podem levar alguns dias para serem inseridos no SI-PNI, sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações, pois existe um processo de inserção de notificação que não é automático. Até o momento, a Paraíba já distribuiu 211.575 doses de vacina infantil para os 223 municípios.

As crianças com 5 anos de idade ou imunossuprimidas até 11 anos recebem apenas a vacina pediátrica produzida pela Pfizer. A partir dos 6 anos, também pode ser administrada a dose da Coronavac. A população de crianças de 5 a 11 anos na Paraíba é estimada em 393.446. O esquema vacinal desse grupo é composto de duas doses, com intervalos de 8 semanas para aqueles que tomaram a primeira dose da Pfizer Pediátrica e 28 dias para os que iniciaram o ciclo com o imunizante Coronavac.

 

 

Wscom

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.