Paraíba sedia encontro internacional de controle do tabaco

Paraíba sedia encontro internacional de controle do tabaco

Paraíba
Joaquim
8 de junho de 2024
26

Nesta segunda-feira (10), a Paraíba receberá a visita de organizações internacionais e nacionais para participar do Encontro Internacional de Controle do Tabaco. O objetivo é debater os desafios para o controle do tabaco, apresentar as melhores apostas para que isso ocorra e as estratégias para a redução de usuários do cigarro convencional e eletrônico. O tabagismo é a principal causa de morte prematura evitável no mundo.

O encontro terá dois momentos: o primeiro será realizado das 9h às 11h, na Associação Médica da Paraíba (AMPB) com a participação do Comitê de Combate ao Tabagismo da entidade, do qual a Unimed João Pessoa faz parte, representada pela pneumologista Gerlania Simplício de Souza. Já das 13h30 às 16h será no Conselho Regional de Medicina da Paraíba, com representantes da AMPB, do CRM-PB e da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB).

Para promover o debate, apresentar propostas de combate ao tabagismo e trocar experiências, a atividade contará com a presença de organizações internacionais, como a Bloomberg Philanthropies, World Health Organization, Pan American Health Organization, Campaign for Tobacco-Free Kids, Johns Hopkins University, Tobacconomics e Vital Strategies. Além dessas entidades, devem estar incorporados à comitiva representantes da ACT Promoção da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também está prevista uma coletiva de imprensa com a comitiva internacional, às 13h30, no CRM-PB.

Trabalho diferenciado – O prestígio do Brasil ao redor do mundo na área de combate ao tabagismo estimulou as entidades internacionais a visitarem o país em reconhecimento às políticas efetivas de controle do tabagismo. Nesse contexto, essas organizações demonstraram interesse de se reunir em uma cidade do país que desenvolvesse um trabalho diferenciado e mais produtivo no combate ao tabagismo. Em consenso entre o INCA e a ACT Promoção da Saúde, a Paraíba foi escolhida para sediar o encontro internacional de controle do tabaco, recebendo pesquisadores e especialistas do mundo todo para debater sobre o tema.

“Além de gratificante, esse evento estimula todo o nosso Comitê a manter a ideia de que devemos e podemos avançar mais ainda no desenvolvimento de ações de educação e fiscalização, de sensibilização da sociedade e, sobretudo, da conscientização dos grupos etários mais jovens, que estão muito atraídos pelos dispositivos eletrônicos para fumar”, destacou o pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, que é presidente do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba e membro da Comissão de Tabagismo da Associação Médica Brasileira.

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.