Paraíba será primeiro estado a assinar contrato Progestão 3 com Agência Nacional das Águas

Paraíba será primeiro estado a assinar contrato Progestão 3 com Agência Nacional das Águas

Paraíba
Joaquim
26 de março de 2023
86

A Paraíba será o primeiro estado a assinar o contrato da terceira fase do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). A informação foi divulgada pela Agência Nacional das Águas (ANA) nesta sexta-feira (24), durante o 1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos, em João Pessoa.

Durante apresentação no evento, o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Cardoso Gonçalves, destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Paraíba na gestão dos recursos hídricos e confirmou que a Paraíba será o primeiro estado a assinar o Progestão 3. “A Aesa é referência no Brasil na gestão de recursos hídricos. Ao realizar um simpósio, a agência estadual amplia a reflexão sobre um assunto importantíssimo: o uso da água. Aqui nós podemos discutir os problemas, as soluções, e planejar como encarar os próximos desafios”, elogiou.

Há três anos, a Paraíba é o único estado da federação que atingiu todas as metas do Progestão, programa de incentivo financeiro para ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos. Ao aderir ao programa, o Estado precisa atingir metas para garantir o repasse de recursos federais.

“A gestão dos recursos hídricos na Paraíba e no Brasil mudou muito de 2014 para cá. Isso se deve ao Progestão, programa que ofereceu um norte para o nosso trabalho. Parte importante das metas a serem conquistadas pelas agências estaduais são as capacitações. Não tem como avançar na gestão dos recursos hídricos só com base em opinião pura e simples. Por isso a capacitação é tão importante”, afirmou o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.

O representante da ANA e o diretor-presidente da Aesa participaram de uma mesa redonda sobre a importância dos comitês de bacias hidrográficas. O secretário estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Paulo Varela, também participou do debate. “O comitê é o coração do Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Temos que entender a importância da prática sistemática que ocorre dentro de um comitê de bacia para fazermos uma melhor gestão participativa”, comentou.

Também fizeram parte da mesa redonda sobre a importância dos comitês de bacia o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Waldemir Fernandes de Azevedo, e o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), Auricélio Costa.

O 1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos: Semana em Defesa da Água teve início em 22 de março, Dia Mundial da Água e encerrou nesta sexta-feira. O evento contou com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e técnicos das áreas de meio ambiente e recursos hídricos. Ao todo foram mais de 350 inscrições.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.