Paraíba tem 761 leitos para atender casos de covid-19 e Secretário de Saúde diz que podem ser ampliados com nova onda de infecção do vírus

Paraíba tem 761 leitos para atender casos de covid-19 e Secretário de Saúde diz que podem ser ampliados com nova onda de infecção do vírus

Destaque Paraíba
Joaquim
26 de novembro de 2020
29

O aumento de casos da Covid-19 ampliou a instalação de novos leitos em todo o país, a exemplo de Campina Grande que registrou na última semana 93%de ocupação nos leitos de UTI, ganhando mais 15, totalizando 30 e mais 40 na ala da enfermaria no Hospital das Clínicas. Nesta quinta-feira (26), o ClickPB procurou os gestores das pastas de saúde para saber se há possibilidade de ampliação dos leitos em outros hospitais.

Em entrevista ao ClickPB, o secretário executivo de gestão da rede de Unidades de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), Daniel Beltrammi explicou que atualmente existem 761 leitos espalhados pelos 18 centros de referência hospitalar em todo o estado e que conforme houver demanda haverá ampliação desses espaços.

“Em atenção ao plano de contingência, todas as demais unidades podem ter ampliação de leitos, como os mais de 1000 leitos a exemplo do que foi visto no auge da pandemia. Há um aprendizado sobre a instalação e a oferta de cuidados nos mais de 18 centros de referência do estado. Então eu diria que eles tem uma experiência grande para se readaptar ao cenário”, destacou.

Ainda segundo o gestor, vale lembrar que não há remédio para a doença mais eficaz que as orientações sanitárias. “Nós não precisamos ter um aumento de internações hospitalares, basta apenas que as pessoas usem máscaras, lavem as mãos e não se aglomerem, pois assim estarão mais saudáveis e protegidas”, disse.

De acordo com o mais recente relatório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), hospitais públicos e privados com referência para o atendimento de pacientes com a Covid-19 na Região Metropolitana de João Pessoa estão próximos da lotação total, como o Complexo Hospitalar Clementino Fraga que estava com 100% de ocupação dos leitos de UTI; o Hospital Universitário Lauro Wanderley com 100%; o Prontovida com 81%; e o Hospital Metropolitano com 70%. Apenas o Hospital Santa Isabel tinha ocupação de 11%. A Maternidade Frei Damião, exclusiva para gestantes com Covid, estava com a ocupação de 41% e o Hospital do Valentina, exclusivo para crianças, estava com a ocupação de 60% nos leitos de UTI.

Segundo dados do último Boletim de Saúde, a Paraíba tem 143.615 casos confirmados, 3.268 óbitos e 114.020 casos recuperados.

 

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.