Paraíba vai antecipar aplicação da segunda dose da Pfizer para 21 dias em setembro

Paraíba vai antecipar aplicação da segunda dose da Pfizer para 21 dias em setembro

Paraíba
Joaquim
23 de agosto de 2021
27

A data ainda não foi marcada, mas a antecipação da segunda dose da Pfizer para o público que se vacinou com a primeira dose deste imunizante irá acontecer em setembro na Paraíba, de acordo com a expectativa do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. A previsão é que isso ocorra na segunda quinzena do mês, que será quando todo o público acima de 18 anos da Paraíba, já tenha tomado pelo menos a primeira dose de vacinas contra a Covid-19.

“Isso é uma determinação do Programa Nacional de Imunização. O Ministério da Saúde é quem delibera. Há uma previsão em função a chegada da variante Delta que muda a configuração em relação a vacinação”, comentou, Geraldo Medeiros, em conversa com o ClickPB.

De acordo com o secretário, nas variantes anteriores, o mais importante era a população ter tomado pelo menos a primeira dose, o que lhe garantia uma proteção de 70% a 76%. No entanto, com a Delta é diferente. “Se você tiver apenas só a primeira dose, você tem uma proteção que chega a 15%. Daí a necessidade agora, antes da chegada da variante Delta com mais intensidade de se proceder a segunda dose”, frisou.

A previsão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) é que até a metade de setembro se tenha vacinado toda a população com primeira dose e com isso, da-se seguimento a aplicação da segunda dose. “A partir daquele momento serão todas as segundas doses”, revelou.

Além disso, haverá redução do intervalos entre a primeira e segunda doses das vacinas. “Nós vamos intensificar a segunda dose e a proposição é antecipar de 84 dias para 21 dias, conforme já determina a bula da vacina da Pfizer e deverá também ter a antecipação da vacina Astrazeneca. Essa é a previsão, mas ainda não se sabe a data exata porque a determinação do Programa Nacional de Imunização é seguir vacinando toda a população com a primeira dose e a segunda”, frisou.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.