Prefeitura de Catingueira promove palestra com Padre PH de São Paulo

Prefeitura de Catingueira promove palestra com Padre PH de São Paulo

Destaque Vale
Joaquim
6 de agosto de 2022
71

A prefeitura municipal de Catingueira promoveu nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, uma palestra com o padre Paulo Henrique, de São Paulo, denominada: “Virando a Página”, um projeto que vem sendo desenvolvido pelo sacerdote e contempla várias cidades do país. O evento contou com a presença de mais de 120 pessoas, tendo também a presença do prefeito Suélio Félix, a primeira-dama Juberlândia e o vice-prefeito Patrício Fausto, além de vereadores da base do prefeito: Morais, Tiquinho, Martim e Totô.

O Blog do Jordan Bezerra esteve presente no evento e, na oportunidade, conversou Paulo Henrique, que falou da importância desse evento para a população e da gratidão ao prefeito Suélio pelo convite feito.

“Quero agradecer a oportunidade, a convite do prefeito Suélio, tive a oportunidade de estar aqui nesse sertão da Paraíba, nesse dia da independência, da autonomia do estado da Paraíba, com muita alegria, no programa chamado Virando a Página. Então a gente começou um trabalho, virando a página, uma palestra motivacional baseada na minha história. Eu sou padre, pároco em São Paulo da Paróquia Santa Rita de Cássia, já há 14 anos, e eu comecei a fazer essa experiência do Virando a Página quando eu sofri o meu acidente no ano de 2015, onde eu fiquei um ano sobre a cama, e tive que reaprender através da fé que todas as coisas são possíveis em Cristo Jesus.”

O Blog do Jordan Bezerra questionou o padre acerca de como a sociedade deve lidar com a sua situação mental após esse período de pandemia, que deixou sequelas em todos. O padre Paulo Henrique destacou a importância das emoções na superação de obstáculos e adversidades.

“Além de eu ser padre, eu também sou formado pela PUC-São Paulo, fiz o meu doutorado em filosofia da religião. Foi bem no auge da minha experiência, do meu profissionalismo, quando eu estava dando aula na universidade, passei no concurso público em São Paulo, que eu sofri meu acidente, e as emoções são determinantes para a gente superar qualquer obstáculo, a gente está vindo de um mundo de dois anos de pandemia, as pessoas estão estressadas, depressivas, desanimadas, e tudo isso porque a gente está alimentando um estado mental caótico. A gente tem que retomar esse grau de autoconhecimento, aquilo que eu falava na palestra: ‘Conhece-te a ti mesmo’. Então você que tem problemas emocionais, você tem que entender que sozinho você não vai conseguir, você precisa procurar ajuda, seu padre, seu pastor, um amigo. É o primeiro passo, ter essa abertura, falar da sua tristeza, procurar ajuda, procurar sites que promovem o conhecimento e aí você dá o primeiro passo. O segundo passo mesmo é tomar a decisão que você vai sair do fundo do túnel e que você vai virar a página, porque é possível, se eu consegui, você também consegue. Todas as coisas são possíveis quando a gente tem fé. São Paulo na sua palavra vai dizer na Sagrada Escritura: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’, então que está ouvindo o padre PH, você consegue virar a página na sua vida, tome essa decisão e siga em frente.

O Padre PH afirmou ainda que quando estudava filosofia prestou bastante atenção em uma frase do filósofo Karl Marx, em que ele afirma: “A religião é o ópio do povo”. Destacou ainda que evidentemente em todas as religiões é possível encontrar pessoas, representantes, que usam da fé para alienar o povo, mas que essa fé de nada serve. Padre Paulo Henrique disse que a fé quando encarnada, experimentada, fornece uma força sobrenatural, pois, segundo ele, citando o livro O Pequeno Príncipe, “O essencial é invisível aos olhos”. Afirmou que quando o ser possui o espírito da fé, uma religião verdadeira, ele tem uma força ainda maior, para virar a página na sua vida.

O Blog lembrou ao padre da dinâmica realizada por ele na palestra, sobre a importância do alinhamento entre passado, presente e futuro, para a virada de página na vida humana. Pe. Paulo Henrique afirmou que o importante é que haja uma mudança interna no indivíduo, reconciliando com o seu passado.

“Tem um provérbio italiano que fala assim: ‘O cão troca de dono, mas leva com ele as suas pulgas’. Então mover-se sempre é interessante, mas não é o ambiente em si que vai mudar, é você, é a sua cabeça, e você só vai mudar quando você reconcilia com o seu passado, você toma as rédeas do seu presente, ou seja, a autorresponsabilidade no tempo presente que você vive e a certeza de um futuro de esperança. A gente precisa acreditar que o amanhã é melhor que o meu hoje, ou seja, hoje é sexta-feira, o meu sábado será melhor que a minha sexta. É de passo em passo, de glória em glória. Eu sempre falo para os meus paroquianos, para os meus amigos, uma jornada de mil passos começa com o primeiro passo, e vai devagarzinho e sempre, cada um no seu ritmo, na sua história, reconciliando com o passado. O passado a gente não tem mais como mudar, já foi, mas o presente, daqui pra frente, é você e você pode mudar sim a sua história.”

O pároco Paulo Henrique falou também um pouco de uma parábola que gosta bastante, a do filho pródigo, e de como tal figura cai em si, busca Jesus, logo em seguida consegue virar a página e voltar ao lugar que pertence.

“O filho pródigo tinha tudo mas ele não percebia, aí ele falou para o pai: ‘dá tudo que me cabe’. Daí ele foi embora, gastou tudo, mas ele caiu em si quando ele está passando por uma dor, ele está comendo lavagem dos porcos, ele perdeu a sua dignidade e muitas vezes o sofrimento nos ajuda a mudar. Não é que sofrer é bom, eu mesmo sofri meu acidente, tive que repensar todas as minhas coisas, tive que deixar a minha Paróquia, tive que trancar o meu doutorado, foi muito difícil, mas ali eu entendi que eu precisava ressignificar a minha dor e foi o primeiro passo, aí eu fui entendendo que eu precisava dar o meu primeiro passo, superar, fazer a fisioterapia, me acalmar e ter a certeza de que eu iria superar, como eu superei. Então esse é o segredo, cair em si, tomar posse, reconhecer o seu erro, virar a página, recomeçar, porque errar faz parte do processo da vida.”

Por fim, o padre Paulo Henrique deixou uma mensagem para todos aqueles necessitados, que estão passando por dificuldades, para a juventude, e todos aqueles que estão perdidos no caminho, assim como o filho pródigo.

“Quero desejar para você muita luz e que você caia em si, que você é amado, amado por Deus, amado pela vida. Não desista da vida, a vida é difícil para todo mundo, todos nós temos dores, mesmo a gente que é padre, sacerdote, pastor, a gente passa por decepções, as decepções fazem parte da vida, mas nada melhor que um dia após o outro. Eu gosto muito dessa frase de São Paulo: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’, se tem pessoas te rejeitando, se tem pessoas duvidando de você, não olhe para a direita, não olhe para a esquerda, não olhe para trás. Todo mundo duvida de grandes sonhadores, siga em frente, siga o seu coração, porque Deus está contigo, já deu certo, que Deus abençoe sempre.”

Quem quiser seguir o padre PH nas redes sociais, no Instagram a sua conta é @padreph_oficial ou no YouTube, Padre PH. O padre tem seu programa em todas as segundas-feiras pela Rádio América Canção Nova, às 21h00,  e o programa Evangelizar Transforma pela Rádio Milícia da Imaculada todos os sábados, das 10h00 às 12h00.

Blog do Jordan Bezerra

 

Fotos

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.