Partido de candidato assassinado no Equador indica novo cabeça de chapa

Partido de candidato assassinado no Equador indica novo cabeça de chapa

Mundo
Joaquim
14 de agosto de 2023
75

O partido Construye anunciou neste domingo, 13, que o jornalista Christian Zurita substituirá Fernando Villavicencio nas eleições para a presidência do Equador, marcadas para o próximo domingo, 20. Na noite de sábado, 12, a sigla havia anunciado que Andrea González Nader seria escolhida no lugar do candidato morto a tiros na última quarta-feira, 10, mas a ativista já estava cadastrada como vice e, de acordo com as regras eleitorais do país, não poderia assumir a cabeça da chapa. “Não há ninguém mais adequado do que ele [Zurita] para substituir Fernando”, elogiou Nader.

O novo candidato era amigo de Villavicencio havia 25 anos, quando se conheceram na universidade. “Juntos fizemos o trabalho mais importante para a imprensa equatoriana”, declarou Zurita. O substituto é definido pelo sute Jornalistas Investigativos, do qual é fundador, como “jornalista indignado”, “inimigo persistente das tiranias” e “esquerdista redimido”.

Posicionado na centro-esquerda, o Construye é um partido crítico ao correísmo, corrente política ligada ao ex-presidente Rafael Correa, o grande líder de esquerda do Equador. Hoje, quem lidera as pesquisas é Luísa Gonzáles, aliada de Correa. Villavicencio era o quinto colocado quando foi assassinado a tiros após sair de um comício. O movimento do qual o candidato fazia parte chegou a insinuar, sem provas, que correístas estavam por trás do assassinato. Mas, de acordo com as autoridades do país, os assassinos são colombianos que pertencem a um grupo criminoso internacional.

 

 

Jovem Pan

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.