PBáraíba amplia serviços do Alô Saúde para a Varíola do Macaco

PBáraíba amplia serviços do Alô Saúde para a Varíola do Macaco

Destaque Paraíba
Joaquim
5 de setembro de 2022
60

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), amplia o ‘Alô Saúde’ e também passa a atender as dúvidas sobre a Monkeypox. O serviço de atendimento telefônico, criado em abril deste ano, funciona como um canal de informação para a população paraibana sobre uma série de condições de saúde, como as síndromes gripais e arboviroses.

De acordo com o diretor-geral da ESP-PB, Felipe Proenço, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e a ligação pode ser feita pelo número: 0800 083 0010. “A população pode ligar caso tenha alguma dúvida, alguém que apresente algum sintoma, forma de transmissão, como lidar com as situações com relação à Monkeypox que a equipe responsável pelo Alô Saúde buscará responder a essas dúvidas apresentadas”, explica.

A SES tem se preparado para combater o agravo e capacitar de forma contínua os profissionais para identificação dos casos e coleta de materiais para realização de testes. Os treinamentos foram realizados de forma remota e permanecem disponíveis no canal oficial da instituição no YouTube, para facilitar o acesso dos profissionais que ainda têm dúvida sobre a doença e o protocolo de manejo clínico.

A Paraíba também conta com um  Centro de Operações de Emergência (COE) ativo para o monitoramento e acompanhamento da Monkeypox no estado, com reuniões semanais para definir estratégias para assistência e contenção do agravo. Fazem parte do COE um grupo técnico com profissionais de diferentes expertises na área da saúde.

Até a última atualização, foram notificados 140 casos suspeitos de Monkeypox na Paraíba. Destes, 7 foram confirmados, 65 foram descartados e 68 seguem em investigação.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.