Pela primeira em 20 anos Brasil não atinge meta para nenhuma das principais vacinas infantis

Pela primeira em 20 anos Brasil não atinge meta para nenhuma das principais vacinas infantis

Brasil Destaque Mundo Saúde
Joaquim
8 de setembro de 2020
62

De acordo com dados do Programa Nacional de Imunizações, analisados pela Folha de São Paulo, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas a crianças de até um ano em quase 20 anos.

A queda nas coberturas vacinais nos últimos cinco anos chega a até 27% para alguns imunizantes. Além disso, em meio à pandemia do novo coronavírus, equipes de saúde dizem ver atrasos na busca pela vacinação também este ano, o que indica nova queda histórica nos índices.

A meta de vacinação de bebês e crianças costuma variar dentre 90% e 95%. O primeiro patamar vale para vacinas contra tuberculose e rotavírus, e o segundo as demais. Abaixo disso, há risco de retorno de doenças erradicadas, como aconteceu com o sarampo este ano em diversas cidades do país.

Esses números também trazem alerta, pois o país é conhecido por ter um dos maiores e mais bem-sucedidos programas e imunização do mundo.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.