Pular para o conteúdo
Planalto recebe com cautela declaração de Trump sobre negociar tarifas com Lula

Planalto recebe com cautela declaração de Trump sobre negociar tarifas com Lula

A declaração do presidente americano, Donald Trump, de que pode falar com o homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi recebida com cautela pelo Palácio do Planalto.

Logo depois da fala, Lula disse, por meio de uma rede social, que sempre esteve aberto ao diálogo e que, no momento, o trabalho é para proteger a economia e dar respostas às tarifas.

Um telefonema entre os dois presidentes não deve acontecer logo. A diplomacia brasileira crê que é necessária uma preparação técnica para iniciar o possível diálogo direto.

Por enquanto, o governo brasileiro quer continuar as negociações na intenção de aumentar a lista de exceções do tarifaço. Atualmente, as isenções contam com quase 700 produtos. O equivalente a 35% dos itens vendidos pelo Brasil aos Estados Unidos seguem sobretaxados.

“Os bens que o Brasil exporta para os Estados Unidos são bens essenciais para a economia americana. Devem ser negociados nessa faixa, a fim de reduzir essas tarifas ao ponto de se chegar, por exemplo, aos patamares da União Europeia ou de se exaurirem essas tarifas, porque o Brasil sempre teve uma excelente relação comercial com os Estados Unidos”, comentou o professor João Gabriel de Araújo.

Pesquisa Datafolha

Uma pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (2) decepcionou a base governista. Era esperado um ganho depois do embate com Trump, mas os números continuam estáveis. O governo Lula é reprovado por 40% e aprovado por 29%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Situação de Moraes

Outra atenção do governo é a situação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de sanções por ordem de Trump. O ministro Cristiano Zanin foi sorteado como relator de uma ação movida pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias.

O pedido do deputado petista é para impedir que bancos brasileiros sejam obrigados a aplicar as punições da Lei Magnitsky, mesmo com a ameaça de penalidades para instituições vinculadas ao sistema bancário internacional.

Fontes próximas afirmam que o ministro do STF já foi comunicado do cancelamento de cartões de crédito.

O presidente quer uma reunião com representantes dos três poderes. Lula tem dito que o ataque não foi à Moraes, mas, sim, à soberania nacional, mensagem que deve estar em um pronunciamento que será transmitido em rede de TV e rádio na próxima semana.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.