Pollyanna celebra adesão da Paraíba ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência

Pollyanna celebra adesão da Paraíba ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência

Paraíba
Joaquim
2 de julho de 2024
26

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Dutra, participou, ao lado do governador João Azevêdo, da adesão da Paraíba ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite. A cerimônia aconteceu na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa, e contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver sem Limite, uma iniciativa do Governo Federal, visa garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo o território nacional. Estruturado em quatro eixos principais, o plano busca ampliar o acesso à gestão e participação social de pessoas com deficiência (PcD), enfrentar o capacitismo e a violência, fomentar a acessibilidade e tecnologias assistivas, além de promover educação, saúde, assistência social e outros direitos econômicos, sociais e culturais.

Para a secretária, o plano representa o resultado de uma gestão que se compromete com a execução da política pública, de modo a garantir o acesso à cidadania e a dignidade da população. “Esse é um tema que considero não apenas crucial, mas também profundamente humano: a política voltada para pessoas com deficiência. O Plano Nacional Viver Sem Limite não é apenas um conjunto de diretrizes; é um compromisso moral e ético de toda uma nação. É a garantia de que cada indivíduo, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou intelectuais, tenha acesso pleno à educação, ao trabalho digno, à saúde e à cultura”, afirmou.

“Viver sem limites não se trata apenas de remover barreiras físicas, mas também de superar preconceitos, abrir portas e construir uma sociedade onde todos possam prosperar. Em uma parceria com a FUNAD e com o TRT, nós promovemos uma semana de inclusão e acesso ao trabalho. De dezembro até junho, apenas em João Pessoa, cerca de 600 pessoas com deficiência ingressaram no mercado de trabalho. Isso faz a diferença. É a política pública chegando em quem mais precisa”, disse Pollyanna durante a cerimônia.

 

Mais PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.