Por que choveu tanto no Litoral da Paraíba nesta terça? Meteorologia explica

Por que choveu tanto no Litoral da Paraíba nesta terça? Meteorologia explica

Destaque Paraíba
Joaquim
29 de maio de 2024
22

A faixa litorânea da Paraíba registrou, nesta terça-feira (28) chuvas intensas e problemas com alagamentos em ruas, queda de árvores e trânsito congestionado. A Prefeitura de João Pessoa informou que em 12 horas choveu mais de 125mm na capital paraibana, metade do volume esperado para o mês inteiro. Mas, qual seria o motivo de tanta chuva?

Em entrevista ao Portal MaisPB, a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), explicou que as condições meteorológicas são frutos de aglomerados de nuvens de chuva oriundos do oceano atlântico.

“Essas chuvas foram decorrentes de aglomerados, bastante intensos, de nuvens de chuva, oriundos do oceano atlântico em direção à costa leste, principalmente nos estados da Paraíba e de Pernambuco. Como as temperaturas do oceano estão bem acima da média, mais aquecidas do que o normal, isso favorece a intensificação desses aglomerados. Então, por isso, essas chuvas bem significativas, bem tensas, principalmente na faixa litorânea do estado, e um dos maiores índices foi de João Pessoa ao litoral norte, a região de Baía da Traição, aquela região de Mataraca”, declarou Marle Bandeira.

+ Meteorologia alerta para risco de chuvas intensas em João Pessoa até quarta-feira

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades localizadas no litoral paraibano e região da mata podem registrar chuvas de até 100 mm/dia até a manhã desta quarta-feira (29). Para Marle, existe a perspectiva de chuvas mais significativas para o litoral norte e áreas adjacentes. Nas demais regiões o tempo deverá permanecer com nebulosidade variável.

“Ainda existe perspectiva de chuva porque essa faixa litorânea, o período mais chuvoso é de abril a julho. Então, para as regiões do Agreste, Brejo e Litoral, maio e junho fazem parte do período mais chuvoso. Então, chuvas nessa época do ano são comuns de acontecer”, afirmou.

Previsão

A meteorologista ainda falou sobre a previsão de chuvas para os próximos dias em diversas regiões da Paraíba e não descartou a possibilidade de alguns eventos mais significativos, principalmente na faixa litorânea do estado.

“No mês de março a AESA divulgou a previsão para o período, esse período é mais chuvoso de abril a julho. A previsão divulga que essas regiões do Agreste, Brejo e Litoral devem ter mais chuvas nesse período de abril a julho, com um comportamento acima da média climatológica”, declarou.

 

 

MaisPB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.