Pular para o conteúdo
Prefeitura de Catingueira apoia artesãos na conquista da Carteira Nacional do Artesão em Patos

Prefeitura de Catingueira apoia artesãos na conquista da Carteira Nacional do Artesão em Patos

Neste sábado, 27 de setembro, a Prefeitura de Catingueira, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu uma importante ação de valorização dos artistas locais. Um grupo de seis artesãos do município foi levado até a cidade de Patos para participar do Plantão de Curadoria do Artesanato Paraibano e realizar a emissão da Carteira Nacional do Artesão (SICAB).

A iniciativa aconteceu no auditório do Sebrae e faz parte de um programa do Governo do Estado, que visa facilitar o acesso dos profissionais à documentação. A Carteira Nacional do Artesão é um documento fundamental que insere o profissional no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), oferecendo reconhecimento em todo o território nacional e acesso a benefícios como a participação em feiras de renome, isenções fiscais e acesso a políticas públicas de fomento ao setor.

A delegação de Catingueira foi composta por seis talentosos artistas, com habilidades em técnicas variadas como crochê, biscuit, decoração em MDF, pintura e souplats para mesa posta. A ação contou com o acompanhamento direto do secretário de cultura, Lázaro Rener, e da assistente administrativa da pasta, Silvia Oliveira, que garantiram todo o suporte necessário aos participantes durante o processo.

Segundo o secretário Lázaro Rener, a iniciativa reflete o compromisso da gestão municipal com a cultura local. “Este é um passo crucial para os nossos artesãos. A carteira nacional abre portas e dá o reconhecimento oficial que o talento deles merece. Nosso papel na Secretaria é oferecer esse suporte e criar oportunidades para que eles possam crescer e levar o nome de Catingueira cada vez mais longe”, destacou.

O apoio logístico e institucional para a emissão do SICAB reforça o trabalho da Prefeitura de Catingueira no fomento à economia criativa e na valorização dos seus produtores culturais, transformando o artesanato em uma importante fonte de renda e identidade para o município.

 

Assessoria


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.