Presidente chinês visita Rússia para se reunir Putin e abordar a situação na Ucrânia

Presidente chinês visita Rússia para se reunir Putin e abordar a situação na Ucrânia

Mundo
Joaquim
20 de março de 2023
68

O presidente da China, Xi Jinping, desembarcou nesta segunda-feira (20) em Moscou para uma reunião com o homólogo russo, Vladimir Putin, na qual os dois abordarão o plano de paz de Pequim para o conflito na Ucrânia.

O presidente chinês afirmou que a visita de três dias à Rússia dará um “novo impulso” às relações entre Pequim e Moscou, em declarações publicadas pelas agências de notícias russas.

A China está “disposta a permanecer de maneira firme ao lado da Rússia”, em nome de um “verdadeiro multilateralismo e de uma multipolaridade no mundo”, acrescentou.

De acordo com o Kremlin, Xi e Putin, que terão um encontro informal nesta segunda-feira e discussões oficiais na terça-feira. Conversarão sobre o plano apresentado no mês passado por Pequim para solucionar o conflito com a Ucrânia.

Depois de participar na recente reconciliação diplomática entre Arábia Saudita e Irã, Pequim deseja atuar como mediador na Ucrânia.

Para China e Rússia, a viagem tem o objetivo particular de demonstrar a força de sua relação, no momento em que os dois países enfrentam tensões com as potências ocidentais.

Para Putin, cada vez mais isolado no cenário internacional, a visita de Xi é especialmente importante. Na sexta-feira (17), o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu uma ordem de prisão contra o presidente russo por “crimes de guerra” na Ucrânia.

“Espero trabalhar com o presidente Putin para adotar, em conjunto, uma nova visão nas relações”, escreveu Xi em um artigo publicado no jornal Rossiyskaya Gazeta e também divulgado pela agência estatal chinesa Xinhua.

“É uma viagem de amizade, cooperação e paz”, acrescentou.

Putin elogiou “a vontade da China de ter um papel construtivo na resolução” do conflito e considerou que “as relações Rússia-China alcançaram o ponto mais elevado”, em um texto publicado em um jornal chinês.

MSN

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.