Presidente do Coren-PB cobra do Ministério da Saúde solução para piso da enfermagem na Paraíba

Presidente do Coren-PB cobra do Ministério da Saúde solução para piso da enfermagem na Paraíba

Paraíba
Joaquim
24 de agosto de 2023
48

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Rayra Beserra, cobrou do Ministério da Saúde uma solução para o pagamento do piso da enfermagem na Paraíba. Ela solicitou que os municípios façam os questionamentos e envios de dados necessários para que o Governo Federal destine recursos suficientes para a remuneração de toda a categoria com o piso garantido por lei.

A semana foi de impasse sobre o repasse do recurso complementar para apoio aos estados e municípios no pagamento do piso da enfermagem em todo o Brasil. O Ministério da Saúde disse, na segunda-feira (21), que havia repassado os valores, mas que eles poderiam demorar até esta quarta-feira (23) para serem creditados aos estados e municípios, o que gerou expectativa.

Outra questão foi o da insuficiência de recursos apontada pelos municípios. Eles esperavam receber um valor, mas foram surpreendidos com quantias menores para os pagamentos aos profissionais da enfermagem e outras categorias contempladas com o piso.

A secretária de Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, disse esperar do Ministério da Saúde a apresentação dos cálculos que basearam os valores menores. O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), George Coelho, relatou que os municípios não têm recurso suficiente para pagar o piso.

“Pedimos que o Ministério da Saúde que tenha celeridade em atender esses municípios para que o recurso venha na sua integralidade, chegue até os municípios para o pagamento do piso, uma vez que a enfermagem não pode ser prejudicada”, declarou em vídeo enviado ao ClickPB a presidente do Coren-PB, Rayra Beserra.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.