Presidente do TRE-PB garante segurança das urnas

Presidente do TRE-PB garante segurança das urnas

Destaque Paraíba
Joaquim
25 de julho de 2022
106

O desembargador Leandro dos Santos, presidente do Tribunal Regional Eleiotoral da Paraíba (TRE-PB), garantiu a inviolabilidade da urna eletrônica e a segurança do próximo pleito, em outubro de 2022. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, nesta segunda-feira (25), Leandro dos Santos afirmou que “não há como interferir”.

A declaração do presidente do TRE-PB foi feita após recentes ataques à confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, principalmente por parte dos correligionários do presidente Jair Bolsonaro, que chegou até a defender uma apuração paralela das urnas, que seria conduzida pelas Forças Armadas. As suspeitas sobre falhas de segurança nas urnas eletrônicas vêm sendo espalhadas já a algum tempo. Apesar disso, não há provas de que o sistema tenha sido efetivamente fraudado ou alvo de hackers.

O desembargador Leandro dos Santos explicou que “a cada ano, essas normas de segurança estão sendo ampliadas exatamente para garantir essa confiabilidade”. Ele considera ainda que a urna não precisa de defesa, tendo em vista todo o seu histórico de uso. “Não é por hoje, ou por essa eleição, que nós vamos traduzir o que a urna é”, definiu o presidente do TRE-PB.

Para não restar quaisquer dúvidas, o desembargador Leandro dos Santos deixou claro que “tenho a convicção absolutíssima que ela [a urna] não será manipulada para favorecer candidato A, B ou C”.

 

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.